BMW, Ford e VW estão investindo em recarga super-rápida de carros elétricos

1 min de leitura
Imagem de: BMW, Ford e VW estão investindo em recarga super-rápida de carros elétricos

Se você fica de olho em notícias de carros, deve saber que a utilização de automóveis elétricos não é algo tão moderno assim e já faz um certo tempo que a tecnologia está tentando emplacar, mas nunca vemos isso acontecer de fato ou popularizar de forma aceitável. Porém, a iniciativa da BMW, Ford e Volkswagen pode ajudar nisso em um futuro breve.

Um dos grandes motivos pelos quais as pessoas ainda não se convenceram com o motor elétrico tem relação ao tempo de recarga. Abastecer o carro com eletricidade é um processo demorado e que não demora 5 ou 10 minutos em um posto, pois certos veículos levam horas para ficarem 100%, algo que inviabiliza percorrer grandes distâncias.

Carregamento rápido em 2017?

Contudo, se os planos das marcas supracitadas forem bem-sucedido, diversas partes da Europa contarão com um serviço de carregamento ultrarrápido, que deve alcançar a carga total da bateria entre 10 e 15 minutos. Certamente, não é um tempo ideal, mas já é um grande avanço.

A tecnologia por trás do recurso

Certamente, a super-recarga não acontece em um passe de mágica. Os postos de abastecimento elétrico contarão com uma recarga de 350 kilowatts, possibilitando que a corrente seja muito mais rápida. Em termos de comparação, a tecnologia similar da Tesla possui apenas 120 kW.

A ideia é que em 2017 as primeiras estações de abastecimento sejam instaladas pela Europa, contabilizando cerca de 400 posts. A estrutura será compatível com a grande maioria dos adaptadores elétricos modernos, com exceção da Tesla, que necessita de um adaptador. Se tudo der certo, em 2020 os postos serão expandidos para milhares de unidades.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.