Remova seu pen-drive com um clique na área de trabalho.

1 min de leitura
Imagem de: Remova seu pen-drive com um clique na área de trabalho.

Nós já aprendemos em outros tutoriais que é possível abrir qualquer programa a partir do menu de contexto do Windows. Para que isso se realize, basta configurar algumas opções e pronto. Portanto, tendo em vista que grande parte dos usuários de computador hoje usam pen-drives constantemente — seja para levar à aula ou ao trabalho — e até mesmo carregam de vez em quando o portátil no bolso, só por precaução, decidimos ensiná-los uma dica para tornar a vida ainda mais prática.

Agora você vai poder remover seu USB com muito mais facilidade, a partir de um simples clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho do seu computador. É relevante ressaltar que essa dica é válida somente para usuários do Windows Vista. Veja como fazer:

1. Clique para abrir o Menu Iniciar. Na barra de pesquisas, digite "regedit" (sem as aspas) e abra o Editor de Registro do sistema.

Abrindo o Editor de Registro do sistema

2. Dentro da nova janela, percorra o seguinte caminho: HKEY_CLASSES_ROOT \ Directory \ Background \ shell, clique com o botão direito do mouse sobre a chave shell e selecione Exportar. Agora salve uma cópia de segurança desta área do registro no lugar em que você preferir, com o nome desejado, para caso você queira mais tarde desfazer a operação que procede.

HKEY_CLASSES_ROOT \ Directory \ Background \ shell

3. Feito o backup ditado acima, volte a clicar com o segundo botão do mouse sobre o diretório shell e selecione Novo > Chave. Agora digite o nome que você deseja que apareça no menu de contexto do Windows (sugerimos que seja "Remover USB").

Uma nova chave criada

4. Clique com o botão direito do mouse sobre a chave recém-criada, volte a selecionar Novo > Chave e nomeie a chave seguinte como "command" (sem as aspas). Selecione command normalmente, com o botão esquerdo do mouse, e repare que dentro dela está inserido um documento de nome (Padrão).

Novo > Chave

5. Abra o item (Padrão) e, dendo do campo Dados de Valor, digite o seguinte comando: RunDll32.exe shell32.dll,Control_RunDLL hotplug.dll e aplique a mudança clicando em OK.

RunDll32.exe shell32.dll,Control_RunDLL hotplug.dll

6. Pronto. Depois de concluir esses passos, você nunca mais precisará se preocupar com tamanha burocracia, pois isso tudo será salvo automaticamente e a função Remover USB ficará sempre disponível em seu menu de contexto do Windows. Confira:

Repare que já tinhamos dado a dica de fazer o mesmo com o Skype!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.