Carregador USB 3.0 pode transmitir dez vezes mais energia do que o Thunderbolt

1 min de leitura
Imagem de: Carregador USB 3.0 pode transmitir dez vezes mais energia do que o Thunderbolt

Novo padrão USB promete transmitir até 100 Watts

O USB 3.0 Promoter Group (consórcio formado pela HP, Intel, Microsoft Renesas Electronics, ST-Ericsson e Texas Instruments) declarou em uma coletiva de imprensa a sua próxima solução em energia via USB 3.0. Enquanto o limite atual de energia proporcionado chega a 4,5 Watts, eles prometem que o seu novo produto seja capaz de transmitir até 100 Watts.

Se essa taxa for realmente alcançada, o Thunderbolt, que consegue transmitir 10 Watts, definitivamente será menos cotado como uma “ameaça” ao USB 3.0. O presidente de promoção do consórcio, Brad Saunders, contempla que o novo padrão seja capaz inclusive de abastecer a bateria de um notebook ao mesmo tempo em que o dispositivo ao qual ele pertence transmite dados, por exemplo.

Entre as características da solução anunciada, ainda estão a compatibilidade com os conectores existentes; capacidade de transmitir energia de até 100 Watts; fonte de energia que se alterna sem precisar trocar a direção do cabo; compatibilidade com USB 2.0 e 3.0 e coexistência com carregadores USB 1.2.

Até o presente momento, apenas a especificação foi lançada e a previsão de implementação é para o ano de 2012. Para ler ver o material lançado para a coletiva de imprensa pelo USB 3.0 Promoter Group, acesse este link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.