(Fonte da imagem: Reprodução/The Verge)

O USB 3.0 Promoter Group anunciou nesta segunda-feira (7) uma atualização para o padrão USB 3.0 que vai dobrar a velocidade máxima de transferência da tecnologia. Segundo o grupo, com a atualização será possível transferir dados a 10 Gbps, o que a deixa mais próxima das especificações da concorrente Thunderbolt.

Segundo o USB Implementers Forum, a novidade deve começar a ser implementada em larga escala a partir da metade de 2013 — hardwares voltados para consumidores comuns poderão fazer proveito da atualização somente 12 meses após isso acontecer. O grande destaque da mudança é o fato de ela possuir retrocompatibilidade com todos os dispositivos compatíveis com a tecnologia disponíveis atualmente no mercado.

Apesar de ter desempenhado papel importante no desenvolvimento do Thunderbolt, a Intel afirmou que já está trabalhando em métodos de implementar a novidade em seus equipamentos. Segundo a empresa, isso se deve ao fato de ela reconhecer que o padrão USB 3.0 é o mais utilizado por clientes que buscam soluções de computação convencionais.

Cupons de desconto TecMundo: