Sistema Mir vai integrar interface Unity em smartphones, tablets e desktops. (Fonte da imagem: Divulgação/Canonical)

Revelado há algum tempo, o sistema de janelas Mir do Ubuntu está previsto para ser lançado juntamente com a próxima versão do SO para desktops. Assim, o 13.10 vai contar tanto com o antigo sistema X quanto o com o Mir, para facilitar a transição dos usuários.

De acordo com o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, o novo sistema está economizando recursos do computador, tornando o Ubuntu mais leve e eficiente. “Xorg e Compiz estão utilizando menos memória e capacidade do processador com o Mir do que quando estavam com o X lidando com o hardware diretamente”, exemplificou.

De acordo com seu blog, o executivo já utiliza o novo sistema há duas semanas e encontrou um problema. Ao abrir ou trocar de janela para o Chromium, a interface trava, mas pode ser destravada com um simples Alt + F1 para ressuscitar a GPU.

Os planos da fundação são substituir o X pelo Mir em todas as plataformas para desktop até o lançamento do 13.10, mas a companhia vai liberar um pacote para que pessoas possam continuar com o sistema X mesmo na nova versão do SO.

Shuttleworth explicou que, assim que os desenvolvedores estiverem satisfeitos com o 13.10, uma versão de testes será liberada para download, mas ainda não há uma data marcada.

Cupons de desconto TecMundo: