(Fonte da imagem: Reprodução/OMG! Ubuntu)

Muito esperada pelos entusiastas do Linux, a versão do Ubuntu para smartphones deve ser lançada durante o Mobile World Congress (MWC) 2013. Segundo Alan Pope, da Canonical, uma imagem do sistema operacional para o Galaxy Nexus deve ser lançada ainda em fevereiro — período de tempo que coincide com o importante evento.

Embora a empresa tenha prometido na semana passada que a plataforma estaria disponível já em janeiro, foi preciso adiar seu lançamento para que ela conseguisse chamar mais atenção durante seu anúncio oficial. Ao que tudo indica, o período de tempo adicional está sendo usado para aprimorar as funcionalidades do sistema e torná-lo mais rápido para o público em geral.

Sistema operacional incompleto

Inicialmente, o Ubuntu Phone só estará disponível para o Galaxy Nexus, aparelho usado pela desenvolvedora em seus testes. Vale notar que a imagem que deve ser liberada em fevereiro não deve se tratar de uma versão completa do sistema operacional, cujo desenvolvimento ainda parece longe de estar finalizado.

(Fonte da imagem: Reprodução/OMG! Ubuntu)

Embora a plataforma apresente uma interface fluida, em sua última aparição pública o software ainda não possuía uma loja de aplicativos própria, e sua função de comandos por voz não funcionava corretamente. Resta esperar pelo Mobile World Congress, que acontece entre os dias 25 e 28 de fevereiro, para conferir o estágio atual do software.

Cupons de desconto TecMundo: