Ubuntu e Android coexistindo em prol de um computador pessoal e portátil de verdade. (Fonte da imagem: Divulgação/Ubuntu)

No mundo da tecnologia, a evolução é a única certeza. Pensando nisso, a Canonical, fundação responsável pelo desenvolvimento do Ubuntu, desenvolveu um conceito chamado de “Ubuntu for Android”, que pretende transformar seu aparelho com Android também em um desktop com a distribuição de Linux mais famosa do mundo.

Processadores multinúcleos para smartphones e tablets talvez tenham desempenho de sobra para funcionar como um computador simples. E é justamente com essa ideia que a Canonical apresenta sua novidade, para que você utilize o Android no dispositivo portátil enquanto está na rua, mas, ao chegar em casa, use-o como um PC convencional, rodando o Ubuntu.

Bastaria conectar o smartphone a um dock para transformá-lo em um desktop. Além de oferecer um sistema operacional completo, o Ubuntu for Android daria a você a possibilidade de gerenciar seu dispositivo portátil diretamente da tela do monitor.

Ubuntu dentro do Android

Isso seria possível porque o Ubuntu e o Android compartilham o mesmo núcleo, ou seja, ambos são distribuições de Linux. O sistema operacional traria aplicativos padrões já instalados, como o navegador Chromium, o Google Docs e o cliente de email Thunderbird, além de todas as possibilidades já disponíveis no Ubuntu.

O site oficial do Ubuntu traz uma página com todas as informações sobre o projeto, suas principais características e também os requisitos mínimos para seu funcionamento. O vídeo abaixo, divulgado pelo OMG! Ubuntu, mostra um pouco do conceito da Canonical em ação.

Cupons de desconto TecMundo: