Ubuntu completa 7 anos e promete nova versão com melhor desempenho

1 min de leitura
Imagem de: Ubuntu completa 7 anos e promete nova versão com melhor desempenho
Avatar do autor

Ubuntu 11.10 foi lançado recentemente, mas já existem planos para versão 12.04

Sete anos atrás, em 20 de outubro de 2004, Mark Shuttleworth anunciava o lançamento do Ubuntu 4.10, também conhecido como Warty Warthog. Desde então, a distribuição tem feito muito pela presença do Linux no desktop e se tornado melhor a cada lançamento. Nesses sete anos, foram 15 releases e muitas mudanças, sendo que o último, Oneiric Ocelot, foi lançado na semana passada.

E isso não impede Shuttleworth de já pensar na próxima versão do sistema, a 12.04, que ganhou o nome de Precise Pangolin. De acordo com o post no blog do fundador da Canonical, o desenvolvimento do novo Ubuntu deve focar em ajustes e no aumento de performance. Vale a pena lembrar que essa será uma distribuição Long Term Support (LTS), ou seja, que possui suporte estendido de 3 anos para a versão desktop e de 5 anos para servidor.

Shuttleworth também anunciou que a equipe de desenvolvimento pretende facilitar a migração para usuários da versão 10.4 LTS, tornando-a mais amigável. Além disso, entre os pontos a serem trabalhados também estão os recursos para usuários avançados, suporte para múltiplos monitores e o aperfeiçoamento das funções de acessibilidade, voltadas para usuários com necessidades especiais.

O lançamento do Ubuntu 12.04 está previsto para abril de 2012.