Uber envia carta aberta à cidade do Rio de Janeiro e critica PL 122/15

2 min de leitura
Imagem de: Uber envia carta aberta à cidade do Rio de Janeiro e critica PL 122/15

Há alguns dias, o Uber publicou em seu site uma carta aberta à cidade do Rio de Janeiro, onde criticava a decisão dos membros da Câmara dos Vereadores do Rio por terem aprovado o Projeto de Lei 122/15. Isso basicamente proíbe que serviços como os oferecidos pelo aplicativo de carona paga sejam ofertados na cidade.

De acordo com o conteúdo do texto, cabe ao prefeito Eduardo Paes reverter esta situação, ao não sancionar o PL que, obviamente, beneficiaria somente aos taxistas cariocas, em detrimento das melhorias no transporte de passageiros. A carta endereça aos representantes políticos da cidade a responsabilidade de pensar no bem-estar de toda a população, e não apenas no de uma categoria.

Com as Olimpíadas 2016 praticamente chegando à cidade, o Uber questiona a respeito de qual o Rio de Janeiro que as pessoas realmente querem: um de velhos sistemas ou de soluções inovadoras? Uma petição com mais de 8,5 mil assinaturas que defendem a liberação de serviços como o do Uber, e que foi sumariamente ignorada pelos vereadores na hora de votar pela aprovação do projeto de lei, já dá uma noção de qual resposta é esperada pela população.

Você pode ler a carta na íntegra abaixo:

“O Rio de Janeiro passa por um esforço de modernização que levará a cidade anfitriã das Olimpíadas 2016 para o futuro. Mas os vereadores da cidade parecem caminhar em sentido oposto. No dia 25 de agosto, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei 122/15, que com as modificações propostas pelo vereador Jorge Felippe, em essência, impede que a inovação seja aplicada a melhorias na mobilidade urbana do Rio. Agora, é do Prefeito o privilégio de abrir novamente o caminho para a inovação. Tudo isso começa com um gesto simples – ouvir a sociedade.

O Projeto que foi aprovado pelos vereadores (com exceção do vereador Jefferson Moura) privilegia uma categoria, colocando em segundo plano a população. Mais do que o resultado da votação, o modo de operar dos vereadores demonstrou descaso com o processo democrático. Tudo foi aprovado em sete dias, de maneira isolada, ignorando inúmeros pedidos de debate e a vontade da população, demonstrada, por exemplo, em uma petição com mais de 8.5 mil assinaturas.

A aprovação do Projeto, no entanto, serve para mostrar como a participação democrática da sociedade é imprescindível para definir os rumos da cidade. A representação política deve ser feita pensando no bem-estar coletivo ou em nome de interesses determinados? Qual é o Rio de Janeiro que queremos; o dos velhos sistemas ou o das novas soluções? Qual a mensagem que escolhemos mandar ao resto do mundo, que assiste atento os preparativos para as Olimpíadas do ano que vem?

O Projeto depende de decisão do Prefeito Paes. Temos apenas um pedido: para que ele não permita que a tecnologia e a inovação sejam banidas do Rio de Janeiro, como fez a Câmara Municipal, sem antes ouvir a sociedade.

Para acompanhar todas as novidades do debate no Rio de Janeiro e descobrir as formas de participar, acesse: newsroom.uber.com/rio

Junto com a população do Rio de Janeiro, seguimos confiantes no futuro.”

Cordialmente,
Uber do Brasil

Quem você acha que está certo, o Uber ou os taxistas? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.