O Twitter liberou a partir desta quinta-feira (28) o acesso de todos os usuários à plataforma de Estatísticas da rede social, contendo dados sobre atividade de um perfil e seus seguidores, além de informações importantes sobre relevância e alcance das postagens. Anteriormente, essa função era liberada somente para anunciantes e contas verificadas.

Tudo o que você precisa fazer é acessar o site do Analytics do Twitter por este endereço, logar com a sua conta na rede social (não se preocupe, o serviço é oficial e totalmente seguro) e conferir os gráficos e dados, que são gerados automaticamente, estão em português e levam poucos segundos para surgirem na tela.

O serviço é dividido em algumas abas e é muito fácil de ser dominado. Abaixo, confira o que cada uma traz de atrativo para você.

Tweets

Entre os dados revelados, é possível obter a quantidade de Impressões (número de vezes que as pessoas viram o tweet) e Engajamentos (número total de interações de alguém com o tweet, incluindo RTs, curtidas, marcadores, cliques em links e expansões da mensagem). O terceiro número é a média entre esses valores, a chamada Taxa de participação (engajamentos dividido pelo total de participação).

Seguidores

Além de exibir um gráfico com o sobe e desce em seu número de seguidores, há também a localização de quem acompanha as suas postagens, a quantidade de pessoas em comum que vocês adicionaram e até quais os interesses em comum entre vocês — algo que pode facilitar a composição dos seus próximos tweets.

Cartões do Twitter e Anúncios

Essas outras duas abas são mais destinadas a anunciantes e pessoas com Twitters corporativos que precisam controlar cada clique em URLs ou promover postagens. Você pode começar a usar o sistema de cartões de graça, mas nem tudo está traduzido para o português até o momento.

Cupons de desconto TecMundo: