Falha de segurança do TweetDeck foi descoberta acidentalmente

1 min de leitura
Imagem de: Falha de segurança do TweetDeck foi descoberta acidentalmente
Imagem: The Clu

Caso você tenha testemunhado alguma dificuldade em usar o TweetDeck nos últimos dias, saiba que isso pode ser atribuído à uma falha de segurança descoberta acidentalmente. Na última quarta-feira (11), o Twitter chegou a retirar o serviço do ar durante algumas horas para corrigir a vulnerabilidade — que, embora descoberta em 2011, só foi explorada na última semana.

O responsável pela descoberta acidental foi o adolescente dono da conta @FiroXL, que estava fazendo um teste simples envolvendo algumas tags, um símbolo de coração e uma frase em alemão que pode ser traduzida para “eu me pergunto se isso vai funcionar”. O sucesso do teste permitiu que o jovem constatasse que o TweetDeck executava comandos a partir de textos simples — algo que poderia ser bem perigoso nas mãos de uma pessoa mal intencionada.

O problema foi relatado ao perfil @TweetDeck assim que foi descoberto — algo que resultou no começo da divulgação de diversas mensagens de texto que se aproveitavam do bug para espalhar que o TweetDeck não era mais seguro. Contatado pelo The Verge, o jovem identificado como Florian afirmou que ele estava simplesmente fazendo experimentos com códigos e não pretendia prejudicar ninguém. “Isso foi um acidente”, disse ele. “Eu não queria tornar isso algo público nem fazer algo ruim”, complementou.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.