A falsa promessa do Orkut Ouro

1 min de leitura
Imagem de: A falsa promessa do Orkut Ouro

Se você está sempre de olho no que acontece no Twitter, certamente pôde presenciar o episódio que envolvia o Orkut e era para ser engraçado, mas acabou como trágico no dia de ontem (11 de fevereiro).

O estudante de engenharia da computação pela PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), Pedro Vanzella, teve a ideia de fazer uma brincadeira com o seu círculo de amigos que considerava divertida. Ele e seus colegas resolveram colocar imagens em seus álbuns que diziam ser necessário ter uma conta do “Orkut Ouro” para visualizá-las.

A imagem que prometia um novo serviço.
Fonte: reprodução

É claro que o Orkut Ouro não existe, mas a brincadeira contou até com um domínio registrado (não por Vanzella) chamado “OrkutOuro.com.br”, que mostrava quais eram as promessas da tal conta que requeria convite e um pagamento mensal.

Segundo o post do blog de Pedro Vanzella, quem tivesse o “novo recurso” poderia acessar qualquer foto, recado e vídeo de todos os usuários, por mais que estivessem bloqueados; nunca ser bloqueado; entrar em qualquer comunidade moderada; Google Maps com GPS em tempo real e vários outros benefícios.

A repercussão do caso

No início era necessário mandar um email para o estudante com o nome completo, email de cadastro no Orkut, três comunidades, dois amigos e a senha, com a solicitação de um convite.

Segundo ele, não esperava que as pessoas realmente enviassem os emails com dados e senha, mas a a movimentação acabou acontecendo. A divulgação pelo Twitter foi grande o suficiente para que a tag “#orkutouro” entrasse para o Trending Topics (assuntos mais falados) do Brasil.

Orkutouro?Orkut com mais vantagens.

Como Vanzella infringiu direitos autorais do Google por usar a marca Orkut, é possível que enfrente um processo judicial. Além disso, o fato de pedir os dados pessoais e a senha também pode ser levado à justiça. Mesmo assim, o estudante pede desculpas pelo ocorrido.

Cuidado! Não caia em golpes

Como visto, algumas pessoas acabam caindo em golpes como esses pela promessa de terem um simples benefício. Por isso, é importante verificar sempre a veracidade juntamente aos sites oficiais (no caso, o Orkut) e ver se não se trata de phishing (fraude eletrônica) ou uma brincadeira.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.