Até o fim do ano, Brasil terá uma TV por habitante

1 min de leitura
Imagem de: Até o fim do ano, Brasil terá uma TV por habitante

(Fonte da imagem: Shutterstock)

De acordo com uma pesquisa divulgada na última quinta-feira (24) pela Fundação Getúlio Vargas, atualmente 97% da população brasileira tem uma TV, o que representa uma média acima da mundial, que é de 72%. A previsão é que ainda em 2014 esse número suba, fazendo com que cada habitante venha a ter um aparelho televisor.

Parte do crédito por isso pode ser dado à Copa do Mundo, visto que milhares de pessoas a aproveitam para atualizar seus aparelhos de TV e acompanhar os jogos com mais qualidade de som e imagem. No mercado brasileiro, o evento representa um dos grandes momentos que impulsionam vendas de eletroeletrônicos.

“O Brasil vai chegar a uma televisão por habitante neste ano. Estamos muito perto do ‘um para um’ e vamos ter um impulso nas vendas neste ano por causa da Copa do Mundo”, afirmou o professor Fernando Meirelles, que coordenou a 25 ª Pesquisa Anual Sobre o Uso de Tecnologia da Informação da FGV.

A mesma pesquisa também levantou dados sobre telefones fixos e celulares e revelou um índice de 158%, que significa cerca de 3 aparelhos a cada 2 habitantes. Nos Estados Unidos a média é de 156%, e a média mundial encontra-se em 115%. “A política de não tarifação entre as mesmas operadoras provocou uma proliferação de celulares entre as camadas mais pobres”, explica Meirelles.

Computadores

Como publicamos ontem, outra categoria estudada durante a pesquisa foi a de computadores — desktops, notebooks e tablets. Atualmente, 67% da população brasileira possui um computador, mas a perspectiva é que até 2016 haja pelo menos um aparelho por habitante. A média mundial é de 72%.

Neste ano, as vendas de computadores devem crescer 10% (em 2013, a alta foi de 19%). A venda de tablets, especialmente, têm crescido ainda mais rápido do que a de notebooks e desktops, ficando em 3 milhões de unidades vendidas em 2012 e 8 milhões em 2013.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.