A empresa irlandesa Notion tem um conceito diferente de interação com programas de televisão. Ele se chama Meta-Mirror e tem como proposta enriquecer o que é assistido sem interromper nada no televisor.

Funciona da seguinte maneira: no dispositivo escolhido (um iPad é utilizado como exemplo para divulgação), o software do Meta-Mirror é executado e exibe informações relacionadas sobre uma imagem espelhada do que se vê no televisor convencional.

Por exemplo, durante uma partida de futebol são exibidas estatísticas em tempo real, além de atualizações via Twitter e o placar de outras partidas simultâneas.

Outro exemplo pode ser um programa de receitas. O Meta-Mirror linka os ingredientes necessários em páginas de supermercados. Shows de música também são enriquecidos com informações sobre nome de músicas, detalhes do álbum e links para páginas como iTunes, Ticketmaster, Wikipedia e outros.

Imagem: Divulgação/Notion

O conceito tem proposta clara: aumentar a interatividade com muitas informações, porém mantendo a imagem original intacta. Além das vantagens propostas para os telespectadores, a Notion aposta nas possibilidades que anunciantes e provedores de serviços têm para interagir.

A Notion “cutuca” o YouTube, questionando se os anúncios incorporados aos vídeos não são uma maneira antiga de anunciar em uma nova maneira de interagir e até que ponto essa mistura é benéfica.

Uma partida de futebol com o conceito da Notion.
Imagem: Divulgação/Notion

A Notion ainda busca parcerias para construir os primeiros protótipos do Meta-Mirror, portanto ainda é impossível afirmar se a tecnologia mais atrapalha (com duas telas da mesma programação) ou ajuda (com parcerias de interatividade sem interromper a transmissão original).

Cupons de desconto TecMundo: