(Fonte da imagem: Divulgação/Showtime)

Por mais “espertas” que sejam as chamadas Smart TVs, há algo que elas ainda não conseguem fazer: identificar o programa exibido por uma rede de televisão em tempo real — mesmo que sejam capazes de exibir conteúdos da internet via streaming e rodar aplicativos via conexões WiFi. E é exatamente para cobrir esse “hiato” que a LG efetivou recentemente uma parceria com a Cognitive Networks.

Por parte desta última, entra em cena uma tecnologia capaz de justamente informar a sua TV sobre o conteúdo ao qual você está assistindo em determinado momento. A LG, por sua vez, possui a recém-anunciada LivePlus, cuja proposta é a de exibir conteúdos extras relacionados à programação que estiver ocupando a tela.

Entretanto, enquanto a proposta original não ia muito além do background dos personagens de seriados, algumas curiosidades e informações básicas, o catalisador fornecido pela Cognitive Networks pode efetuar o almejado link entre a sua TV e as redes de televisão.

As redes de televisão (ainda) não são oniscientes

Tanto a sua TV, por mais “smart” que seja, quanto as redes de televisão ainda não têm a capacidade de saber ao que, exatamente, você está assistindo. É nesse ponto que entra a Cognitive Networks: a tecnologia da companhia é capaz de disparar informações sobre o conteúdo atualmente visualizado para redes de TV e empresas de telecomunicação.

Isso é conseguido por meio de um pequeno script que é instalado no aparelho, por meio do qual o sistema passa a enviar dados visuais em fluxo constante. Ao utilizar o algoritmo chamado de Automatic Content Recognition (ACR), a companhia então identifica o conteúdo em exibição para, logo em seguida, remeter a informação às empresas de telecomunicação.

Por fim, as redes então enviam para a sua Smart TV um link que dispara um evento ou um aplicativo. O resultado, portanto, é um conteúdo extra perfeitamente coerente com o que você estiver assistindo em dado momento — processo que leva menos de um segundo para ser concluído.

Possibilidades de uma TV inteligente

O resultado da preciosa interação entre os aplicativos “inteligentes” e as redes de telecomunicação pode facilmente exceder as utilizações um tanto comuns que se vê atualmente — incluindo informações adicionais, questionários, jogos etc.

(Fonte da imagem: Reprodução/Showtime)

De fato, ao saber exatamente o conteúdo que é exibido em dado momento, as redes podem emitir cupons baixáveis, oferecer lembretes para programações futuras, sugerir conteúdos baseados nas suas preferências etc.

É claro que, em última análise, a extensão dos serviços ofertados dependerá exclusivamente de cada companhia provedora de conteúdo. Mas o potencial está aí, incluindo ainda uma vantagem que não deve passar batida: você pode desabilitar essas funcionalidades a qualquer momento.

Cupons de desconto TecMundo: