Durante o Broadband TV Connect, evento sobre tecnologias de televisão realizado em São Paulo ontem (3) e hoje, a Amdocs divulgou uma pesquisa realizada recentemente expondo a opinião dos espectadores sobre as principais opções atuais de televisão. Eles abordaram as empresas de TV a cabo, também conhecidas como Operadoras Multissitemas (MSO, na sigla em inglês), e suas contrapartes over-the-top (OTT), como o Netflix.

Segundo o estudo, a maior parte dos usuários acredita que as MSOs possuem uma série de pontos vantajosos sobre as OTTs, de forma que bastaria acrescentar às TVs a cabo alguns recursos atualmente presentes no streaming para atrair de volta os clientes perdidos. Dessa forma, bastaria prover serviços que permitissem aos espectadores buscar, descobrir e consumir conteúdo da televisão paga e do over-the-top ao mesmo tempo para reter assinantes.

A pesquisa foi realizada pela internet e contou com a participação de mais de 4 mil consumidores de TV a cabo e de serviços OTT, oriundos de 11 mercados pelo mundo todo – incluindo o Brasil. Entre os participantes que recentemente cancelaram ou reduziram suas assinaturas de cabo, 76% afirmaram que reconsiderariam sua decisão se recebessem um serviço que agregasse ambas as fontes de conteúdo – e muitos até pagariam mais por isso.

Para tocar no bolso

Conduzido pela IE Market Research Corporation, o estudo indica que os espectadores estariam dispostos a pagar até 10% mais por uma experiência excepcional nas áreas de conteúdo, disponibilização em várias telas, interface de uso e serviços ao consumidor. Além disso, os usuários acreditam que as MSOs já superam as OTTs no que diz respeito a atendimento ao consumidor, conteúdo e qualidade de vídeo.

Os participantes da pesquisa afirmaram que um serviço de TV ideal incluiria, além dos canais tradicionais e vídeos sob demanda, recursos de video game, redes sociais, música e material gerado pelos usuários. Já com relação à oferta de pacotes, 50% dos entrevistados afirmaram desejar pagar apenas pelos canais e conteúdo que assistem, enquanto 19% se contentaria com um conjunto básico somado aos seus favoritos e 31% aceitaria um pacote “tudo em um”.

“Ao entender as preferências dos consumidores – da venda e pagamento até o suporte e consumo – as MSOs podem valorizar seus pontos fortes e somar a isso serviços emergentes, retendo seus clientes e impulsionando seu crescimento. A pessoas querem que sua TV a cabo sejam uma fonte única para seu consumo de vídeo e entretenimento”, concluiu Nizar Assanie, vice-presidente da IE Market Research Corporation.

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