Provavelmente você já tenha ouvido falar do RAR, que nada mais é do que um formato de arquivo, assim como o MP3, AVI ou JPG. Assim como esses exemplos, ele possui uma utilidade específica, que nesse caso é compactar arquivos.

Com isso, você pode reunir diversos documentos, fotos, músicas, vídeos e executáveis em um único arquivo – com a vantagem de este arquivo ficar ocupar menos espaço do que se todos esses conteúdos fossem armazenados em uma pasta comum. É por tal característica que esse formato se tornou tão popular.

Se você quiser saber um pouco mais sobre ele, não deixe de conferir este artigo, o qual apresenta mais detalhes sobre esse formato de compactação tão utilizado – ao lado do não menos famoso ZIP.

Neste tutorial, vamos ensinar você a fazer picadinho dos arquivos RAR de uma maneira extremamente simples, que deve exigir não mais que dois cliques. Dessa forma, você pode dividir esses arquivos deixando-os do tamanho que for preciso para enviar por email ou carregar em um serviço online, por exemplo.

Ferramenta necessária

Para este procedimento, vamos utilizar o WinRAR.  Ao lado do WinZip, este programa é uma das ferramentas mais populares para que você compacte e descompacte seus  arquivos. Clique aqui para baixar o único software que utilizaremos.

Não precisa afiar nada

Depois de ter instalado o WinRAR, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que você deseja fracionar. Feito isso, um submenu deve ser exibido, no qual você deve selecionar a opção “Adicionar para o arquivo...”.

Ampliar

Ao clicar nesse item, uma janela do programa é aberta. Nele, acesse a aba “Geral” e localize a área denominada “Tamanho do volume, bytes”. No campo correspondente a essa seção, insira o tamanho máximo que os arquivos fragmentados devem ter.

É válido salientar que o valor informado deve ser em bytes. Para que o WinRAR entre em ação e compacte o conteúdo escolhido em diversos arquivos compactados, basta você pressionar o botão “OK”. Pronto! Seus arquivos já estão do tamanho que você precisa e, o melhor, nem gritaram de dor.

Cupons de desconto TecMundo: