O recurso “Touch to Search” chegou à versão 43 do Google Chrome ainda em março. Desde então, usuários que optam por navegações em hiperlink (ou “hiperligação”) tem encontrado conteúdo novo com mais facilidade: ao selecionar qualquer palavra de uma página online, a opção “pesquisar no Google” aparece. Basta então tocar sobre o ícone da ferramenta de pesquisa para que resultados passem a ser exibidos.

O “toque para buscar” chegou também ao Android: no sistema para mobiles, o comando para a pesquisa é o mesmo. Há, porém, quem prefira desativar o recurso: seja para reduzir o consumo de memória ou aplicar à seleção de texto outra função, desligar o “Touch to Search” pode ser de fato uma necessidade.

Neste tutorial, você vai aprender a gerenciar mais esta extensão do mecanismo de buscas da Google. Não é necessário baixar aplicativo algum: tenha em mãos seu Android com o browser Chrome e desative facilmente o “Touch to Search”.

Ajuste de privacidade

Inicie o Google Chrome em seu Android normalmente. Em seguida, acesse as “Configurações” por meio dos três pontos localizados à direita do canto superior da tela. Role as opções para baixo e, no espaço de “Avançado”, selecione o campo “Privacidade”.

Na aba aberta, procure por “Tocar para pesquisar”. Pronto: clique sobre a chave que desativa a opção e desligue, assim, o “Touch to Search”. E como ativar novamente o recurso? Repita o procedimento descrito acima e, em “Tocar para pesquisar”, toque sobre a opção “Desativado” para iniciar novamente a extensão do motor de buscas.

....

O “Touch to Search”, no Google Chrome para Android, não está disponível para aparelhos que possuem sistema operacional inferior ao Jelly Bean (4.1). Ainda não atualizou seu browser? Clique aqui e faça o update do app de forma automática por meio da Play Store (saiba mais sobre as novidades do Chrome para mobiles nesta página).

Cupons de desconto TecMundo: