Android: como restringir o acesso aos apps no seu smartphone ou tablet

1 min de leitura
Imagem de: Android: como restringir o acesso aos apps no seu smartphone ou tablet

A sensação de emprestar um smartphone ou tablet para uma criança ou um amigo não é das melhores. Você fica atento a todos os movimentos e espera que eles não caiam em um lugar privado. Além disso, é possível que alguns apps no seu dispositivo fiquem melhores no "escuro" — sem qualquer tipo de acesso de estranhos. E eles vão desde aquele aplicativo de paquera, a galeria de fotos do WhatsApp ou até um jogo específico.

Por isso, a partir do Android 5.0, a Google adicionou um recurso para você limitar as opções de uso do seu aparelho para convidados. Dessa maneira, quando você emprestar o seu smartphone ou tablet, é possível restringir o gadget apenas para o Google Chrome, por exemplo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O processo é o seguinte: vá até as "Configurações" e toque em "Segurança". Desça a tela até encontre "Fixação de Tela" e ative o tópico. Agora, vá para o local em que você pode enxergar todos os apps instalados (ou visualização de apps recentes) no seu smartphone ou tablet.

Feito isto, um símbolo de um "alfinete" vai aparecer ao lado dos aplicativos. Basta tocar nestes "pins" para escolher quais vão ser fixados na tela inicial do aparelho. Voltando na área de configurações, também é possível escolher se você quer colocar um bloqueio de PIN para o acesso a tela inicial do smartphone, focando a experiência bloqueada apenas nos apps que você "pinou".

Caso você queira cancelar algum app que foi selecionado, basta pressionar ao mesmo tempo o botão de "Voltar" e o "Menu" (aquele que leva a todos os outros aplicativos).

Pronto! Agora você pode emprestar o seu smartphone sem medo de outras pessoas fuçarem em lugares secretos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.