Google Maps: como navegar mais rápido ativando o modo simplificado

1 min de leitura
Imagem de: Google Maps: como navegar mais rápido ativando o modo simplificado

É difícil encontrar alguém que nunca tenha usado o Google Maps. A aplicação serve tanto para saber como chegar até um local como para encontrar linhas de transporte público disponíveis. Contudo, muitos usuários reclamam da lentidão do novo Maps. Agora, ele possui diversas camadas, como a 3D, a satélite, a trânsito etc. Combinando com um hardware duvidoso ou uma conexão de internet lenta, lags e travamentos são presentes na experiência de uso.

Por isso, a Google disponibiliza um modo simplificado para quem quer navegar com mais velocidade. Ele utiliza menos poder de processamento do hardware, do browser e do sistema operacional.

Além disso, é possível voltar a usar o Google Maps antigo, com a interface simplificada e também muito mais leve.

No tutorial abaixo, você vai aprender como ativar os dois modos e agilizar a experiência de uso do Maps no seu navegador.

Primeiro passo — Modo simplificado

Abra o Google Maps no seu computador. Ele pode ser acessado por meio de qualquer navegador (Chrome, Firefox, Safari, Internet Explorer etc.).

Segundo passo — Modo simplificado

Para acelerar a renderização do mapa, clique em "Modo simplificado", na parte inferior da tela, ao lado de "Termos". Pronto, você já está neste modo. Para voltar à configuração antiga, basta clicar novamente no mesmo ponto.

Primeiro passo — Google Maps antigo

Com o Maps aberto em seu navegador, procure o balão com um ponto de interrogação dentro e clique nele. Ele fica ao lado da engrenagem de configurações, no canto inferior direito.

Segundo passo — Google Maps antigo

Clique em "Voltar ao Google Maps clássico", o último item da lista que será aberta em uma aba. Fica abaixo de "Dicas e Truques".

Terceiro passo — Google Maps antigo

A Google vai abrir uma aba perguntando qual é o motivo de você voltar ao Maps antigo. Aqui, a escolha é sua. Você pode marcar alguma frase que tem maior relação com o seu problema ou simplesmente clicar em "Voltar ao Google Maps clássico".

Quarto passo — Google Maps antigo

Pronto! Você já voltou à interface antiga. Para manter esta configuração, clique em "Sim" na frase que vai aparecer na parte superior do mapa ("Nesta sessão, você alternou para a versão clássica do Google Maps. Lembrar essa escolha da próxima vez?").

Não há mais desculpas para lags e engasgos na sua navegação. Caso algum problema persista, dê uma checada na sua conexão de internet ou veja se o seu hardware não é muito antigo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.