Windows 10: como voltar seu smartphone Lumia para a versão 8.1 do sistema

2 min de leitura
Imagem de: Windows 10: como voltar seu smartphone Lumia para a versão 8.1 do sistema

A versão Technical Preview do Windows 10 para smartphones já pode ser baixada. E quem deseja colocar o novo sistema operacional da Microsoft à prova tem de fazer o download do app via WP Store e ativar um cadastro junto ao Windows Insider Program. Mas, por estar em fase de testes, o software pode apresentar problemas quando executado por certos aparelhos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nesse sentido, vale lembrar a fala de Joe Belfiore, vice-presidente da Microsoft, na época em que o Windows 10 foi apresentado em versão prévia para desktops: “se você acha que BIOS é um novo combustível à base de plantas, a versão Tech Preview pode não ser muito boa”.

Neste tutorial, você vai aprender a fazer o downgrade do Windows 10 para o Windows Phone 8.1. Mas atenção: restaurar o sistema do seu celular para a versão anterior do OS vai “zerar” a memória do aparelho. Confira os requisitos seguintes e inicie a simples operação:

  • Faça o backup dos arquivos para seu cartão microSD ou para o OneDrive
  • Tenha seu cabo USB em mãos
  • Prepare seu computador para o download do Windows Recovery Tool

Verificadas essas condições, o processo de restauração do sistema operacional de seu celular já pode ser executado. Veja como é fácil realizar o downgrade.

Passo 1 – Baixe o Windows Recovery Tool

A ferramenta Windows Recovery Tool vai tratar de fazer a restauração de seu sistema. Tudo o que você precisa fazer é configurar as condições para atuação do aplicativo. O download do programa pode ser feito diretamente por meio deste link (consulte o site da Microsoft aqui).

Passo 2 – Identifique seu aparelho

A instalação do programa está lenta? Não se preocupe. Em alguns casos, a finalização desta etapa pode demorar devido também ao download de atualizações complementares.

Concluído este processo, é hora então de selecionar o modelo de seu aparelho junto da interface de Windows Recovery Tool. Se seu celular não foi detectado, retire o cabo USB do aparelho, clique sobre o botão “My phone was not detected” e conecte novamente seu celular ao PC.

Passo 3 – Inicie o downgrade

A tela seguinte irá exibir duas opções de ação: restaurar para o Windows Phone 8.1 ou reinstalar o Windows Phone 8.1 Em nosso caso, o botão “Back up your phone” foi selecionado. A operação toda deverá ser concluída em cerca de 15 minutos – o tempo pode variar de acordo com a quantidade de dados armazenada pelo celular e também devido ao modelo do aparelho.

Ao final, a mensagem “Operation sucessfully completed” irá sinalizar o sucesso da operação. Pronto. Se seu telefone apresentou problemas durante a execução do Windows 10 em versão de testes, esta operação deve ser suficiente para corrigir qualquer bug. Nossa análise sobre o Windows 10 Technical Preview para smartphones será postada em breve. Fique ligado e acompanhe nossas atualizações!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.