Google Play: como apagar o histórico de busca e de download de aplicativos

1 min de leitura
Imagem de: Google Play: como apagar o histórico de busca e de download de aplicativos

Ao utilizar um navegador qualquer no smartphone, é muito comum habilitar o modo anônimo para evitar que curiosos fiquem fuçando os sites que você acessa e qualquer termo que foi utilizado na busca. Felizmente, boa parte dos browsers em suas versões móveis contam com um recurso prático de deletar todo o histórico e os dados temporários. Mas e quando estamos falando do app Google Play? Será que é tão fácil assim limpar o histórico de buscas e aplicativos baixados através dele?

A resposta é SIM! O Google Play conta com uma configuração muito simples e rápida para apagar todas as informações que você inseriu em seu campo de busca e um esquema para deletar definitivamente os apps que você já instalou, mas que por algum motivo continuam vinculados ao seu login. Acompanhe o tutorial a seguir!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como limpar o histórico de busca do Google Play

  • Acesse o app do Google Play;

  • Clique sobre o botão localizado no canto superior esquerdo da tela;

  • Selecione a opção "Configurações";

  • Pressione o botão "Limpar histórico de pesquisas local". O app não emitirá nenhum tipo de mensagem de confirmação do processo, mas, uma vez que você selecionado essa opção, o histórico de pesquisas do aplicativo já estará vazio.

Como apagar os aplicativos indesejados do seu perfil

Esse problema é um dos mais comuns e que causam mais dores de cabeça para os usuários de Android, pois, sempre que você instala um app e depois o desinstala, ele é adicionado automaticamente à sua lista pessoal de aplicativos. Para evitar que estas ferramentas indesejadas voltem a ser instaladas no sistema, é preciso deletá-las completamente de seu perfil. Aprenda o procedimento logo abaixo!

  • Abra o Google Play e clique sobre o botão localizado no canto esquerdo da tela. No menu da lateral esquerda, clique em "Meus apps";

  • Antes de tentar remover o app, é preciso realizar a sua desinstalação. Para isso, vá até a aba "Instalados", clique sobre o aplicativo na listagem e pressione "Desinstalar";

  • Retorne à lista dos seus aplicativos e clique na aba "Todos";

  • Repare que, mesmo depois de efetuar a desinstalação, alguns aplicativos permanecerão na sua na sua lista geral, com a diferença de que um pequeno X pode ser encontrado no canto superior direito do item; para removê-lo definitivamente, clique neste botão (conforme a imagem abaixo). Repita o mesmo procedimento para apagar outros conteúdos indesejados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.