O sistema de notificações do Android é um recurso essencial no sistema operacional, facilitando o acesso a qualquer informação recente relacionada a determinados apps, garantindo que você não esqueça nenhum compromisso importante que foi agendado no calendário e alertando sempre que uma mensagem chega na caixa de entrada de seu email. Porém, é muito comum se deparar com dezenas de ícones no topo da tela que só estão ocupando espaço.

Para evitar que isso aconteça, é importante que você mantenha o controle do conteúdo instalado em seu smartphone para não ocupar memória de seu aparelho desnecessariamente, principalmente em casos em que o app roda em segundo plano.

Além disso, você também pode optar por não utilizar o sistema de notificações em determinados aplicativos e jogos. Não é necessária a instalação de nenhum tipo de ferramenta. Basta recorrer a uma simples alteração que é feita no menu de configurações de seu próprio aparelho, um procedimento simples que poucas pessoas conhecem por estar um pouco escondida.

Como configurar

Acesse o ícone de engrenagem no menu principal do sistema operacional. O nome desta opção varia de acordo com o modelo de smartphone que você utiliza, podendo ser chamada de "Configurar", "Config" ou de "Configurações".

O próximo passo é acessar a opção de gerenciamento de aplicativos (o procedimento varia de acordo com a versão de Android). Na listagem de apps, selecione um aplicativo/jogo que você queira remover da área de notificação.

Você será redirecionado à uma tela que mostrará diversos detalhes a respeito do aplicativo. Desmarque o item "Mostrar notificações". Pronto! Repita o mesmo procedimento para todos os outros apps que estiverem incomodando!

Cupons de desconto TecMundo: