Android: defina configurações do sistema específicas para cada aplicativo

2 min de leitura
Imagem de: Android: defina configurações do sistema específicas para cada aplicativo

Se você possui uma grande quantidade de aplicativos e utiliza todos eles com muita frequência, é normal que a alteração de algumas configurações básicas do sistema operacional Android sejam feitas constantemente. Um bom exemplo é quando um app de eBooks é iniciado: provavelmente você não quer que a iluminação da tela fique muito intensa, evitando que os seus olhos fiquem irritados rapidamente com o backlight natural da tela, além de ter que desligar o WiFi — que costuma ficar ativo.

Facilite a sua vida

Por mais que este procedimento seja corriqueiro, você não pode negar que ele chega a incomodar, fazendo com que você tenha que executar uma lista de ações para deixar o seu smartphone configurado especificamente para o app que você está utilizando, voltando às configurações originais depois que você deixar de utilizar o aplicativo ou jogo. Para evitar estes inconvenientes, criamos um tutorial para você acabar de vez com este procedimento irritante e viver em harmonia com o seu smartphone!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para começar, baixe e instale o App Config em seu aparelho. Com ele, você poderá criar perfis de utilização para diferentes tipos de jogos e apps através de uma interface simples e intuitiva. Feito isso, siga as instruções abaixo.

Como utilizar o App Config

Na tela principal do app, selecione qual o app/jogo que deseja configurar. Se for necessário, utilize a barra localizada no canto esquerdo da tela (1) para encontrar o item através de sua inicial. Você também pode acessar o sistema de busca do aplicativo, que é ativado através do ícone com desenho de lupa (2), para encontrá-lo através de seu nome.

Uma vez que você selecionar um app, um menu surgirá no canto direito da tela com todas as configurações que você pode alterar. Como o app está completamente em inglês, resolvemos explicar cada uma das opções disponíveis. Confira a imagem e, logo em seguida, todos os itens explicados detalhadamente:

  • Screen brightness (Brilho da tela): Quando ativado, este item permite configurar a iluminação de forma manual. Caso você prefira optar pelo ajuste automático dos níveis de brilho, pressione o botão "Auto";
  • Screen orientation (Orientação da tela): Ative esta opção quando você quiser estabelecer uma orientação de tela específica, sendo muito recomendada em jogos que exigem que você vire o smartphone para se adaptar melhor aos controles. É possível escolher entre os principais modos — Landscape (paisagem), Portrait (retrato) e Sensor (ajuste automático através de acelerômetro) —, além de contar com algumas variações de configurações;
  • Screen timeout (Modo de repouso): Deixe este item ativado para alterar o tempo que o seu smartphone levará para entrar no modo de repouso, que desliga a tela por inatividade do usuário para poupar energia. Tudo o que você precisa fazer é inserir os minutos e segundos para automatizar este recurso. Se preferir manter a tela sempre ativa (ideal para jogos), marque a opção "Never";
  • Media volume: Utilize esta opção para definir o nível de volume do app/jogo. Ideal para utilizar em players multimídia;
  • Wi-Fi (Rede sem fio): Utilize esta configuração para ativar/desativar a utilização da rede sem fio;
  • Bluetooh: Ativar/desativar o recurso de compartilhamento via Bluetooth.

Uma das principais vantagens de utilizar o App Config é que ele efetua as modificações que você escolheu de forma completamente automática. Para consultar a lista com os itens que você já configurou, basta clicar sobre o ícone com o desenho de folha de papel (indicado na imagem abaixo).

Você pode parar as funcionalidades do App Config a qualquer momento. Para fazer isso, utilize o botão com três pontos (localizado no canto superior esquerdo da tela) e pressione "Stop service".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.