Android: como criar atalhos para os seus aplicativos favoritos

1 min de leitura
Imagem de: Android: como criar atalhos para os seus aplicativos favoritos

Atalhos são recursos que todos aqueles acostumados ao uso cotidiano de tecnologia já conhecem. Porém, talvez muita gente não saiba alguns detalhes relevantes a respeito do seu funcionamento no Android.

Diferente do Windows, em que você cria apenas um atalho para abrir um programa, o Android permite que, além de fazer isso, o aplicativo ainda execute alguma função especial dentro dele.

Para dizer a verdade, o Windows até permite a configuração de atalhos para realizar algo similar. Entretanto, isso não é feito de forma tão fácil quanto no Android, e nem é um conhecimento simples, acessível para qualquer nível de usuário.

Para a criação de um atalho no Android, basta tocar longamente a tela principal do aparelho e selecionar a lista de atalhos, na qual são encontradas as funções disponíveis de cada app em ordem alfabética. Por exemplo: existe como fazer um atalho para ligar para um dos seus contatos com apenas um toque (em vez de fazê-lo só abrir a agenda). Outra possibilidade é criar pastas de atalhos, função também disponível no iOS.

Pré-requisitos

Praticamente qualquer celular com Android.

Faça você mesmo

Na tela principal do aparelho, escolha uma área vazia e dê um toque longo (segure o dedo até aparecer um menu). Feito isso, selecione “Atalhos” e toque sobre a função que deseja adicionar.

Dependendo da sua versão do Android, há como arrastar vários atalhos um sobre os outros para criar uma pasta com eles. Contudo, modelos mais antigos apresentam a opção “Pastas”, acessada pelo mesmo menu de “Atalhos” – como visto logo acima.

Pronto, não tem segredo. Agora você sabe como criar atalhos específicos para as funções que deseja usar dentro de um aplicativo, o que promete agilizar o uso do seu smartphone — ao criar uma pasta com vários contatos para ligar ou mandar mensagens com apenas um toque, por exemplo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.