Atalhos são recursos que todos aqueles acostumados ao uso cotidiano de tecnologia já conhecem. Porém, talvez muita gente não saiba alguns detalhes relevantes a respeito do seu funcionamento no Android.

Diferente do Windows, em que você cria apenas um atalho para abrir um programa, o Android permite que, além de fazer isso, o aplicativo ainda execute alguma função especial dentro dele.

Para dizer a verdade, o Windows até permite a configuração de atalhos para realizar algo similar. Entretanto, isso não é feito de forma tão fácil quanto no Android, e nem é um conhecimento simples, acessível para qualquer nível de usuário.

Para a criação de um atalho no Android, basta tocar longamente a tela principal do aparelho e selecionar a lista de atalhos, na qual são encontradas as funções disponíveis de cada app em ordem alfabética. Por exemplo: existe como fazer um atalho para ligar para um dos seus contatos com apenas um toque (em vez de fazê-lo só abrir a agenda). Outra possibilidade é criar pastas de atalhos, função também disponível no iOS.

Pré-requisitos

Praticamente qualquer celular com Android.

Faça você mesmo

Na tela principal do aparelho, escolha uma área vazia e dê um toque longo (segure o dedo até aparecer um menu). Feito isso, selecione “Atalhos” e toque sobre a função que deseja adicionar.

Dependendo da sua versão do Android, há como arrastar vários atalhos um sobre os outros para criar uma pasta com eles. Contudo, modelos mais antigos apresentam a opção “Pastas”, acessada pelo mesmo menu de “Atalhos” – como visto logo acima.

Pronto, não tem segredo. Agora você sabe como criar atalhos específicos para as funções que deseja usar dentro de um aplicativo, o que promete agilizar o uso do seu smartphone — ao criar uma pasta com vários contatos para ligar ou mandar mensagens com apenas um toque, por exemplo.

Cupons de desconto TecMundo: