Android: como controlar quais apps podem acessar a internet no seu aparelho

2 min de leitura
Imagem de: Android: como controlar quais apps podem acessar a internet no seu aparelho

(Fonte da imagem: DroidSimplified)

Você sabe o que é um firewall? O termo (que pode ser traduzido literalmente como “parede de fogo”) é um velho conhecido para usuários de desktops e se refere a um software (ou hardware) responsável por criar políticas de segurança para sua conexão com a internet.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Em palavras mais simples, trata-se de um programa capaz de verificar o tráfego de informações entre seu dispositivo e a web e bloquear a transmissão de dados suspeitos que sejam potencialmente perigosos para a máquina protegida.

A grande maioria dos antivírus utilizados em computadores Windows conta com um firewall embutido, visto que tal recurso é de extrema importância para manter o PC longe de malwares, worms e até mesmo ataques diretos de cibercriminosos. No mundo dos tablets e telefones celulares, contudo, o cenário é outro: são escassos os aplicativos capazes de proteger seu gadget contra esse tipo de investida.

Os poucos que existem, na avassaladora maioria das vezes, exigem que o dispositivo esteja devidamente rooteado para que tudo funcione corretamente. Felizmente, os donos de celulares equipados com o sistema operacional Android ganharam um presente inestimável nos últimos meses: o NoRoot Firewall, um programa de firewall completamente gratuito e que não exige root para trabalhar em seu aparelho.

Aprenda a configurar um firewall no seu Android (Fonte da imagem: ItBananas)

Como usar?

O NoRoot Firewall pode ser baixado a partir deste link oficial na Google Play. O aplicativo funciona no Android 4.0 ou versões mais recentes e é extremamente leve (apenas 504 KB). Não há segredos em sua utilização: basta abrir o utilitário e clicar no botão “Start” para ativar a proteção do programa. Caso queira, você pode assinalar a caixa “Auto start on boot” para que o programa seja iniciado automaticamente assim que você ligar o seu smartphone.

O sistema operacional perguntará se você confia no aplicativo (NoRoot Firewall) e se realmente permite que ele intercepte o tráfego de internet do seu aparelho. Assinale a caixa “I trust this application” e dê um "OK".

Pronto: você já tem acesso ao painel de controle da ferramenta e pode criar políticas de acesso à internet para cada um dos aplicativos instalados no seu gadget. Sendo assim, caso você desconfie que algum app esteja roubando suas informações e enviando-as para um cibercriminoso, basta encontrá-lo na lista de softwares e negar seu acesso à web. Para isso, dê dois toques nas caixas de seleção localizadas ao lado do nome do app, de forma que elas fiquem marcadas com um “x” vermelho.

Caso você confie totalmente em um aplicativo, vale a pena deixar suas caixas de seleção marcadas com o “check” verde. Vale observar que você pode configurar duas políticas diferentes para cada aplicativo: uma para quando você estiver conectado em uma rede WiFi (primeira coluna de caixinhas) e outra para quando você estiver dependendo de redes móveis (segunda coluna). Observe as imagens abaixo para compreender melhor.

Criação de filtros

O NoRoot Firewall também permite que você crie políticas personalizadas para os apps, caso você seja um usuário avançado e tenha conhecimentos técnicos de rede. Para isto, clique no nome de cada software que você deseja configurar e selecione a opção “New Custom Filter”.

Vale observar que o NoRoot Firewall também permite que você crie políticas universais que, quando ativadas, são aplicadas instantaneamente em todos os aplicativos instalados no seu smartphone Android. Para configurar essas regras, basta visitar a janela “Global Filters”.

É importante frisar que o utilitário ainda não funciona bem com dados 4G, logo, é recomendado sobretudo para quem ainda utiliza celulares que trabalham no protocolo 3G.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.