Matt Cutts, engenheiro do Google, anunciou em sua conta no Twitter que agora qualquer pessoa pode usar um novo filtro em suas pesquisas de imagens: Direitos de uso (disponível dentro de “Ferramentas de pesquisa”).

Embora o acesso fácil à função seja novidade, a opção em si existe desde 2009; antes estava escondida dentro das opções avançadas de pesquisa do buscador.

Com esse filtro, é possível identificar com maior facilidade as imagens da internet que você pode usar sem problemas no seu site ou blog. Entre as opções disponíveis, aquelas apenas “marcadas para reutilização” não podem ser usadas em campanhas comerciais, nem alteradas de nenhuma maneira – as demais alternativas especificam o que pode-se fazer com os resultados exibidos.

Faça você mesmo

Com a página do Google aberta, realize uma pesquisa e selecione “Imagens”. Então, use “Ferramentas de pesquisa” para encontrar o botão “Direitos de uso”: selecione a opção adequada às suas necessidades e baixa o que quiser.

Pronto, agora você não precisa mais ter medo de encarar consequências judiciais por usar indevidamente uma imagem (apenas lembre-se de indicar onde ela foi encontrada para dar créditos ao autor).

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