Como visualizar uma página em cache do Google

1 min de leitura
Imagem de: Como visualizar uma página em cache do Google

Devido a diferentes razões possíveis, você pode tentar acessar uma página e não conseguir porque ela simplesmente não carrega. Talvez o servidor esteja em manutenção ou a sua internet esteja lenta, nunca se sabe com muita certeza (quando não se é o responsável pela página).

De maneira geral, o que as pessoas fazem é ficar tentando acessar o endereço indefinidamente, com a esperança de que ele volte ao normal. Porém, caso isso não aconteça, há um jeito de visualizar o conteúdo do site, mesmo que um pouco desatualizado.

Ao abrir o cache referente a determinado endereço, você está abrindo uma espécie de backup realizado pelo Google da página desejada. Em outras palavras, caso você queira novidades  recentes, provavelmente apenas conseguirá notícias do dia anterior, por exemplo.

Contudo, se a intenção é apenas acessar o conteúdo geral do site, então ver o cache pode ser uma ótima saída quando ele insistir em não ser carregado adequadamente.

Faça você mesmo

Independente do navegador utilizado, tudo o que você precisa fazer é abrir a página de pesquisa do Google e usar os resultados para listar o site que você deseja visualizar. Procurando por “Baixaki”, abaixo do título da página aparece o seu endereço; ao lado dele, por sua vez, há uma seta: clicando sobre ela, basta selecionar “Cache” para carregar o site desejado.

Caso você esteja usando o Google Chrome como navegador-padrão, é possível usar um atalho especial para carregar o cache. Ao digitar “cache:” (sem aspas) antes do endereço da página em questão, o browser automaticamente abre a versão da página que estiver disponível no seu banco de dados.

Pronto, agora você já sabe como acessar informações em caráter emergencial, digamos. Um exemplo de como isso poderia ser útil é o seguinte: caso você pretenda prestar um concurso público e tenha se esquecido de confirmar o local da prova, há como usar o cache para ver essa informação (no caso de o site estar indisponível por várias outras pessoas estarem fazendo o mesmo que você).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.