Android: como reconfigurar os botões físicos de um aparelho

2 min de leitura
Imagem de: Android: como reconfigurar os botões físicos de um aparelho

Existem situações nas quais você pode achar interessante alterar a função apresentada por apenas um ou absolutamente todos os botões físicos disponíveis no seu aparelho com Android.

Não consegue pensar em nenhuma utilidade? Pois, na hipótese de você comprar um smartphone novo e não vender ou passar o antigo adiante, há como utilizá-lo de diferentes formas, sendo uma bastante interessante a conversão dele em controle remoto (este, porém, não é o foco deste tutorial).

Este guia tem como finalidade mostrar dois aplicativos que, quando utilizados, servem para se alterar a função executada quando um botão físico do aparelho é pressionado. Ambos requerem que o seu aparelho esteja rootado, pois alteram partes relevantes do sistema. Não se preocupe, no entanto, pois há como reverter as mudanças posteriormente, voltando às configurações convencionais.

Pré-requisitos

  • Home2 Shortcut instalado.

Faça você mesmo

O Button Remapper é um aplicativo cuja instalação deve ser feita manualmente, não estando ele disponível na Play Store. Quando executado, você vai ver uma lista de itens disponíveis, a qual pode ser maior ou menor, dependendo do modelo do seu aparelho e das teclas disponíveis.

A imagem à esquerda mostra essa lista: toque no item referente ao botão a ser alterado para mostrar o menu exibido na imagem à direita. Em “Action”, defina qual a função que o botão deve executar quando pressionado; por sua vez, “State” mostra três opções — “Wake” faz o celular acender a tela quando ele estiver em modo de espera e o botão indicado for apertado, as demais opções não.

Note que o Button Remapper funciona melhor com aparelhos mais antigos, então ele pode simplesmente não funcionar em versões mais atualizados do Android (embora rode).

O Home2 Shortcut já é muito mais amigável e fácil de usar, apresentando uma interface organizada e compreensível. Porém, ele não muda a função-padrão dos botões, mas adiciona toques duplos para abrir aplicativos, atalhos, widgets e afins. Em outras palavras, ele permite a alteração da opção executada quando você aperta “Home + Home”, ou a combinação “Home + Voltar”, ou mesmo “Home + Menu” (há outras opções conforme o aparelho).

Em “Step 1”, o primeiro passo, você usa o botão “Choose Application” para escolher qual o aplicativo a ser aberto quando você tocar duas vezes seguidas o botão central do aparelho. Antes do passo seguinte, há como acessar outra tela, na qual são configuradas outras combinações.

Em “Step 2”, escolha o intervalo de tolerância entre o primeiro e o segundo toque. O terceiro passo serve para indicar qual aplicativo será responsável por exibir a tela principal do seu Android. No último passo, o Home2 Shortcut pede para você torná-lo o seu padrão do celular, porém isso faz com que ele seja aberto em vez de a tela principal ser mostrada (o que pode ser inconveniente).

Pronto, agora você já consegue mudar as funções dos botões físicos do seu aparelho. Caso haja um arrependimento com as mudanças do Home2 Shortcut, basta desinstalá-lo que tudo volta ao normal. Já no caso do Button Remapper, acesse o menu do app e escolha “Restore” antes de removê-lo (talvez seja necessário remapear manualmente os botões).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.