Windows 8: como desativar a sincronização com a conta da Microsoft

2 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como desativar a sincronização com a conta da Microsoft

Como desativar a sincronização de contas (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O Windows 8 trouxe a sincronização das informações do seu computador ou tablet com a conta da Microsoft, oferecendo um recurso que salva as suas configurações automaticamente. Dessa forma, você pode ter o mesmo tipo de experiência em outros dispositivos com os quais você utilize o mesmo login sem ter que refazer as opções.

Para que isso ocorra, como um padrão, todos os itens que forem enviados para a nuvem serão baixados em quaisquer máquinas que você efetuar o login. Porém, se você não deseja que os seus dados sejam sincronizados, há como desativar essa funcionalidade, necessitando que algumas configurações sejam realizadas tanto nos seus dispositivos com Windows 8 quanto na sua conta do SkyDrive.

Se você quer saber como realizar o procedimento, basta seguir as instruções que preparamos no tutorial abaixo.

Antes de começar

Cabe aqui um aviso: a partir do momento em que você realizar tais configurações, os seus dados serão excluídos do servidor da Microsoft. Assim, caso ocorra um imprevisto e você precise formatar o computador, por exemplo, as personalizações realizadas serão completamente perdidas. Por isso, vale analisar se você realmente deseja desativar a sincronização.

Caso deseje apenas impedir que algumas informações sejam enviadas para as nuvens, você pode ler este tutorial do Tecmundo e aprender a desativar apenas alguns aspectos da sincronização.

Configurações no Windows

Para começar, abra a Charm Bar, movendo o mouse para o canto inferior direito da Área de trabalho (ou utilizando o atalho de teclado “Tecla do Windows + C”) e escolha a alternativa “Configurações”.

Abrindo as configurações da Charm Bar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, clique em “Mudar configurações do computador”.

Acessando as configurações do computador (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na nova janela aberta, clique em “Sincronizar suas configurações”. Agora, na porção direita da tela, no setor “Sincronizar suas configurações”, mude a posição da barra de rolagem existente até que ela fique em “Desativado”.

Desativando no Windows 8 (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Observação: é necessário realizar esse procedimento em todos os computadores e tablets nos quais você esteja com o Windows 8 instalado e efetuando a sincronização da sua conta. Do contrário, os dados continuarão a ser associados nos outros dispositivos.

Excluindo dados das nuvens

Mesmo que você desabilite a sincronização nos seus computadores e tablets, algumas configurações de sistema e de aplicativos permanecem armazenadas nas nuvens. Para retirá-las, é preciso efetuar um processo manual e você deve começar abrindo esta página do SkyDrive. Caso você não esteja conectado à sua conta da Microsoft, serão solicitadas as credenciais de acesso.

Em seguida, a página carregada explica o procedimento para você desativar as suas configurações. Como você já realizou a parte necessária nos seus dispositivos com Windows 8, basta clicar em “Remover”.

Removendo os dados das nuvens (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, uma nova janela solicita que você confirme a operação e, nela, você deve clicar em “Sim”.

Confirmando a operação (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! A partir desse momento, os seus arquivos são excluídos do servidor da Microsoft e passam a não ser mais vinculados às suas contas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.