iOS: como adicionar atalhos de contatos na home screen

1 min de leitura
Imagem de: iOS: como adicionar atalhos de contatos na home screen

Embora você sempre possa usar o recurso de reconhecimento de voz para realizar ligações para contatos específicos, existe a possibilidade de você não gostar de usar esse recurso por alguma razão. Em uma situação assim, talvez você queira uma alternativa para ligar para os seus amigos e familiares de maneira mais simples e prática. Para isso, é possível usar o programa iPhone Configuration Utility, pois ele permite configurar atalhos no iOS.

Pré-requisitos

  • iPhone Configuration Utility para Windows instalado;

Baixar iPhone Configuration Utility

  • iPhone Configuration Utility para Mac instalado;

Baixar iPhone Configuration Utility

  • Desconecte qualquer aparelho da Apple conectado ao seu computador antes da instalação.

Faça você mesmo

Depois de instalar o programa, abra-o e selecione a opção “Configuration Profiles”, à esquerda da janela.

No canto superior esquerdo da tela, clique em “New” para criar um novo perfil de usuário.

Com a guia “General” aberta, preencha “Name” com o nome do perfil e “Identifier” com “com.NOME.profile” (sem aspas e substituindo “NOME” pelo nome do seu perfil).

Acesse a guia “Web Clips” e clique no botão “Configure”.

Agora, em “Label” você deve escrever o nome do contato e digitar o telefone no campo “URL” prefixado por “tel://”, como visto na imagem a seguir (deve ficar assim tel://90009000). O campo “Icon” representa o ícone que será utilizado na home screen do seu aparelho. Para evitar que ele fique sem nada, escolha no seu computador uma imagem com a extensão ICO após clicar em “Choose”. Além disso, marque a opção “Fullscreen” e ignore as demais.

Caso o seu aparelho não estiver conectado, plugue-o no PC. Então, espere o ícone do seu telefone aparecer na tela do programa e clique sobre ele. Finalmente, abra a guia “Configuration Profiles” e selecione a opção “Install” ao lado do perfil criado.

Ao fazer isso, uma janela de instalação aparece na tela do seu aparelho. Selecione “Install” para fazer aparecer o ícone do contato na home screen. Então, basta tocar sobre ele para iniciar a ligação.

Caso você não goste da mudança, tenha escolhido a imagem errada para o ícone ou não precise mais daquele contato como atalho, basta usar a opção “Remove” no programa. Além dos passos exibidos acima, o iPhone Configuration Utility apresenta outras opções, podendo criar atalhos para outras funções do seu aparelho com iOS.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.