Como fazer dual boot com o Windows 7 e o 8

1 min de leitura
Imagem de: Como fazer dual boot com o Windows 7 e o 8

Desde o Windows 7, instalar um novo sistema operacional no disco rígido ficou muito mais simples. O Windows 8 manteve essa tendência, tornando a criação de um dual boot com os dois SOs bastante prática e rápida.

Nele, você não precisa nem reiniciar o computador para acessar o instalador do Windows 8, bastando rodá-lo como faria com qualquer outro programa. Além disso, o próprio Win7 deixa você criar uma nova partição, sem a necessidade de usar comandos complicados no MS-DOS para acessar o programa em um CD de ferramentas especialmente voltadas para essa função. Ou seja, você não precisa ser um técnico de informática para fazer um dual boot.

Pré-requisitos

  • Windows 8;

Baixar Windows 8

Faça você mesmo

Usando o atalho “Windows + R” para abrir a janela “Executar”, digite diskmgmt.msc.

Na tela de Gerenciamento de disco, selecione uma unidade de disco com espaço livre suficiente (em torno de 20 GB). Clique com o botão direito sobre ela e escolha “Diminuir Volume...”.

Espere alguns minutos para a análise ser concluída.

Defina o tamanho a remover da unidade.

O espaço removido fica marcado como “Não alocado”. Clique com o botão direito sobre ele e abra “Novo Volume Simples...”.

Avance pelas telas normalmente. Antes da última janela, é possível alterar o nome do volume (tenha certeza de que a opção “NTFS” esteja marcada).

Ao terminar as etapas acima, você criou com sucesso uma partição nova, a qual será usada para instalar o sistema operacional. Agora, execute o CD ou programa de instalação do Windows 8. Avance até chegar à tela seguinte e, então, selecione “Custom: Install Windows only (Advanced)”.

Na próxima janela, marque a partição que você acabou de criar (é possível identificá-la pelo nome que você deu).

A partir de então, basta avançar pelas etapas da instalação. Caso algo dê errado durante o processo, tenha q certeza de ter criado um ponto de restauração e feito o backup de arquivos importantes, como foi mencionado no item “Pré-requisitos”.

Com o dual boot pronto, o único inconveniente que você tem é que o Windows 8 é carregado por padrão, antes mesmo de você ter a opção de iniciar o Windows 7 (a tela acima é exibida). Ou seja, para carregar a versão anterior do sistema operacional, é preciso reiniciar o computador. Contudo, caso você escolha entrar no SO atual, ele é mostrado sem demora.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.