GTA IV: como fazer para adicionar veículos das polícias brasileiras ao jogo

4 min de leitura
Imagem de: GTA IV: como fazer para adicionar veículos das polícias brasileiras ao jogo

(Fonte da imagem: Reprodução / SD)

Grand Theft Auto é uma das séries de maior sucesso dos games, vendendo milhões de cópias para consoles e PCs. Desde que se tornou possível, a comunidade gamer desenvolveu modificações para os títulos da franquia, adicionando elementos ou mudando quase tudo o que você poderia encontrar no jogo.

Grand Theft Auto IV teve algumas modificações muito interessantes para a sua versão de computador, como a iCEnhancer, que transforma os gráficos do game, deixando-os ultrarrealistas.

Só que existem aqueles que modificam elementos do jogo, como modelos de carros, skins para o personagem etc. Quer um exemplo de como GTA IV pode ser modificado (e ser hilariante)?

Pois, agora, você poderá incluir um toque nacional na sua cópia de Grand Theft Auto IV, incluindo veículos da Polícia Militar do estado de São Paulo, assim como suas tropas de elite, o GATE e ROTA.

Para fazer isso, antes de tudo, você precisará do SparkIV. Esse é um aplicativo criado para alterar alguns arquivos presentes no jogo GTA IV. Ao contrário de muitos títulos em que você apenas substitui os elementos presentes nas pastas, o game da Rockstar pede uma modificação mais profunda, sendo possível apenas com o SparkIV.

Para baixar o aplicativo, clique no botão abaixo.

Depois de instalado, é hora de você também baixar os pacotes com arquivos que servirão para modificar seu GTA IV.

São dois packs, cada um com tipos diferentes de viaturas nacionais para o jogo.

Primeiro pack:

  • "Caveirão" do BOPE;
  • Ambulância do SAMU;
  • Blazer da ROTA, PMSP (Polícia Militar de São Paulo);
  • Blazer da Polícia Federal Brasileira;
  • Carro da tropa de choque do COE;
  • Skins feitas por fãs dos policiais de diferentes tropas de elite.

Para baixar, clique no botão abaixo.

Segundo pack:

  • Corsa Ronda Escolar PMSP;
  • Base Comunitária Móvel PMSP;
  • Chevrolet Blazer 2010 Força Tática (Polícia Civil de São Paulo);
  • Chevrolet Blazer 2012 Força Tática;
  • Fiat Palio ELX 2010 PMSP;
  • Volkswagen Gol G4 PMSP.

Para baixar, clique no botão abaixo.

Feito isso, chegou a hora de, finalmente, modificar o seu Grand Theft Auto IV.

1) Encontrando os arquivos que serão alterados

Na primeira vez que você abrir o SparkIV, será necessário configurá-lo para acessar a pasta onde o executável de GTA IV se encontra. Basta escolher a pasta e clicar em “OK”. Feito isso, você deverá ver a seguinte janela:

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Aqui, clique em “Browse”. Com isso, você poderá verificar todos os arquivos do jogo. Para alterar os carros de polícia, é necessário você seguir o seguinte caminho:

GTAIV > PC > models > cdimages

Dentro dessa última seção, você deverá ver os seguintes arquivos:

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

É aqui que você realizará todas as alterações de visual de carros e personagens.

2) Efetuando as mudanças dos carros

A primeira coisa que você deve fazer é clicar duas vezes em “vehicles.img”. Dentro do arquivo, será possível visualizar diversos veículos presentes no game. No caso dos carros de polícia, existem algumas diferenciações.

Por exemplo, caso você queira um carro normal de polícia alterado para uma viatura simples da Polícia Militar, você deve deixar o arquivo novo com o mesmo nome do que será alterado. Dessa forma, você evita que surja um tanque do BOPE se você for procurado com uma estrela.

Os arquivos que são alterados são sempre encontrados em pares: um .wtf e um .wtd. Para alterá-los, clique em “Import”.

Será aberta uma janela para você localizar quais serão os arquivos que substituirão os antigos. Vá até a pasta com os packs de veículos que você baixou e escolha a pasta da viatura que deve ser incluída no jogo.

Para deixá-la como um carro de polícia normal, é importante que ela tenha os arquivos com o mesmo nome do original (police.wtd e police.wtf).

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Com os arquivos selecionados, clique em “Abrir”. Se tudo deu certo, você verá a janela anterior com todos os carros de GTA IV exatamente como estava anteriormente. Clique em “Save” e saia.

Pronto, a viatura foi incluída no game. Caso você queira incluir outros carros, o método é o mesmo.

3) Trocando as roupas dos policiais

Para deixar tudo completo, você pode trocar o uniforme dos policiais e tropas de elite de Grand Theft Auto IV. Para fazer isso, você deve repetir o passo anterior até a janela em que era encontrado o arquivo “vehicles.img”. Clique duas vezes no arquivo “componentpeds.img”.

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

Você verá diversas entradas de skins de policiais, inimigos e moradores de Liberty City. Em um dos packs que você baixou, existe uma pasta com skins para policiais. Para trocar, siga o mesmo método utilizado para trocar o visual das viaturas do jogo.

A diferença aqui é que você pode visualizar o resultado da troca. Depois de importar o novo arquivo, com a roupa personalizada, vá até a entrada dele na lista e clique no arquivo do tipo “.wdd”. Feito isso, clique no botão “View”.

Uma janela deve se abrir, mostrando um modelo 3D com o novo uniforme para você visualizar.

Durante o jogo, as falhas apresentadas no modelo são eliminadas (Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

4) Finalizando as alterações

Depois de ter feito todas as alterações de veículos e uniformes, chegou a hora de você jogar GTA IV. Após salvar tudo o que você fez, para garantir que o jogo funcionará da maneira como você quer, na janela inicial, clique em “Save”.

Feito isso, feche o programa, pois o jogo pode travar caso o SparkIV esteja aberto. Agora é só ver como tudo ficou e se divertir.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.