Uma função comum nos celulares antigos, já é conhecida por muita gente, também está disponível para Android: personalizar um ringtone para cada contato na agenda do seu chip. Caso você costume sempre receber ligações de números específicos, alterar seu toque ajuda a identificar quem está ligando, permitindo que você atenda mais rapidamente a ligação (já que não precisa olhar o visto para saber quem está do outro lado da linha).

Essa função está liberada no Android desde a versão 2.3, estando ainda presente na 4.1 e sem dar sinais de que será removida tão cedo. Ou seja, se o seu aparelho possui uma versão intermediária do sistema operacional, certamente existe uma forma de alterar o toque de cada um dos seus contatos.

Faça você mesmo

Na tela que lista os aplicativos instalados no seu Android, selecione “Contatos” (ou “Pessoas”, dependendo da versão).

Na lista de números, abra aquele que deve ter o toque alterado.

Usando o botão de opções do seu aparelho, selecione “Editar”.

Pressione a alternativa “Toque”.

Escolha entre o modelo padrão, a lista de ringtones ou as músicas armazenadas do celular.

Defina um toque e salve a alteração.

Este tutorial usou a versão 4.1, Jelly Bean, do Android. Versões mais antigas podem apresentar nomes e localizações diferentes para as opções, mas o princípio básico é o mesmo: abra sua lista de contatos, escolha a opção para editar um número e defina um novo toque para ele.

Cupons de desconto TecMundo: