Nexus 7: como reiniciar o aparelho

2 min de leitura
Imagem de: Nexus 7: como reiniciar o aparelho

Apesar de todo o empenho por parte das desenvolvedoras para manter os sistemas operacionais estáveis o tempo todo, ainda é comum ver tablets Android ou iOS travando. Isso não é exceção nem mesmo para o atual aparelho favorito da Google, o Nexus 7 Tablet.

(Fonte da imagem: Divulgação Asus)

Se você tem um, continue ligado neste pequeno guia e aprenda a reiniciá-lo em casos nos quais o aparelho deixar de responder ou mesmo quando ele não puder mais ser ligado normalmente.  Confira!

Reset simples

Este é o método mais comum e pode ser usado em casos nos quais o aparelho deixar de responder durante qualquer operação, sem risco de perda de dados. Para isso, tudo o que você precisa fazer é segurar o botão de liga/desliga por alguns segundos. Na maioria dos casos, o tablet vai desligar e religar normalmente.

Reset por hardware

Se mesmo depois de reiniciar o aparelho o sistema operacional estiver falhando na hora de carregar, você ainda pode tentar uma solução mais incisiva: o reset via hardware. Para isso, aperte os dois botões de volume e o botão de power ao mesmo tempo e mantenha-os pressionados por alguns segundos.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Uma tela preta vai aparecer com um menu do modo de recuperação. Use os botões de volume para navegar entre as opções e o botão de power para entrar em uma delas. Como primeiro recurso, você pode tentar executar a função “Restart bootloader” para reiniciar o aparelho.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Se isso não for suficiente e o sistema operacional continuar instável, ainda existe a opção de resetar o aparelho ao estado de fábrica. Isso significa que todos os dados serão perdidos, por isso, certifique-se de que está certo que precisa mesmo usar essa medida e de que todos os dados importantes estão salvos em outro lugar.

Para executá-la, tudo o que você precisa fazer é acessar novamente o menu do modo de recuperação e selecionar a opção “factory reset”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Uma confirmação será necessária antes de prosseguir. Selecione a opção “Yes – erase all user data”, e o aparelho vai iniciar o processo de recuperação – que pode levar alguns minutos.

Reset via menu

Também existe a opção de realizar um reinicialização de fábrica de maneira mais formal, sem a necessidade de se acessar o menu de recuperação. Este recurso é especialmente útil em casos nos quais você queira passar o aparelho para outra pessoa e gostaria de deixá-lo da maneira que ele estava quando veio da fábrica.

Para executar essa ação, entre no menu de Configurações (ou Settings) do gadget.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Depois, selecione a opção “Backup & Reset”.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tech Recipes)

Uma confirmação será solicitada antes de a execução começar. Caso uma senha de segurança esteja habilitada, será necessário que você a confirme antes de prosseguir.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tech Recipes)

Pronto! Isso vai fazer com que o aparelho volte ao estado inicial. Lembre-se de que essa ação faz com que todos os dados sejam perdidos, mas você vai poder reaver todos os seus aplicativos novamente através da loja do Google Play.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.