Gmail: 8 dicas infalíveis para deixá-lo mais rápido

2 min de leitura
Imagem de: Gmail: 8 dicas infalíveis para deixá-lo mais rápido

Deixar o Gmail mais rápido é algo que pode ser obtido de duas maneiras: fazendo coisas para deixar seu carregamento mais ágil e melhorando seu desempenho – usando teclas de atalho, por exemplo. Neste artigo, você encontra dicas de ferramentas disponíveis no Google Labs que ajudam a obter o efeito mencionado e sugestões de extensões para Firefox e Google Chrome para remover propagandas e personalizar a interface do serviço.

Pré-requisitos

  • Better Gmail 2 (Firefox);

Better Gmail 2

  • Gmelius para Firefox;

Gmelius

  • Enhancements for Gmail (Chrome);

Enhancements for Gmail

  • Minimalist for Everything (Chrome).

Minimalist Gmail

Faça você mesmo

Comecemos pelas ferramentas do Google Labs. Primeiramente, clique sobre o ícone de engrenagem no Gmail e selecione “Configurações”.

A página carregada exibe várias abas; escolha “Labs”.

A seguir, use a pesquisa do seu navegador (Ctrl + F) para encontrar os itens “Atalhos de teclado personalizados”, “Envio em segundo plano”, “Visualização rápida de mensagem” e “Ícone de mensagem não lida”.

Para o primeiro item mencionado, você encontra um artigo detalhado sobre o seu uso clicando aqui. Basicamente, sua função é tornar o uso do Gmail mais rápido no sentido de você não precisar usar o mouse para procurar uma opção, bastando pressionar uma tecla para ativar a função desejada.

Deixar envios em segundo plano é útil porque, no caso de uma mensagem com anexo pesado, não é possível usar o Gmail enquanto um email é mandado. Com essa opção ativada, você clica em “Enviar” e já volta para a caixa de entrada. O aviso “enviando” aparece enquanto a mensagem não tiver sido mandada, sendo necessário manter a aba com o Gmail aberta enquanto o envio não terminar.

A visualização rápida torna possível que um balão com o email selecione seja exibido quando você clica sobre ele com o botão direito. Ou seja, não é necessário esperar toda a página carregar, apenas a mensagem selecionada.

O ícone de mensagens não lidas é interessante porque você consegue saber se há emails novos antes mesmo de o Gmail terminar de carregar totalmente e de a caixa de entrada ser exibida. Em suma, você consegue abrir uma aba com o serviço e fechá-la imediatamente se não houver nenhuma mensagem nova, fazendo você economizar tempo.

A respeito das extensões listadas, para Firefox temos a Better Gmail 2 e a Gmelius para Firefox. A primeira serve mais para você personalizar o Gmail, embora contenha opções para esconder alguns itens na interface do serviço. Já o forte do Gmelius é remover propagandas e vários recursos que talvez você não utilize. A ideia de fazer isso é deixar menos elementos para carregar e tornar o Gmail mais rápido como consequência.

Para o Google Chrome, as opções são Enhancements for Gmail e Minimalist for Everything — ambas com a função de remover elementos da interface para deixar o carregamento das páginas mais eficaz e com algumas opções para personalizar profundamente a aparência do serviço. Usar as duas simultaneamente pode gerar algum conflito, então o ideal é testá-las para ver qual você prefere.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.