Quando você baixa um arquivo, seja de áudio ou de vídeo, muitas vezes acaba se deixando levar pelo tamanho e ignora seu formato. Por exemplo, um arquivo de áudio FLAC é gigante e você pensa “já que ocupa tanto espaço, a qualidade deve ser ótima”. Esse raciocínio é correto, porém você possui o codec necessário para executar esse formato? Nesse caso, a resposta provavelmente é “não”.

Mas então qual plugin você precisa baixar para rodar uma extensão específica? Se você não sabe, a dica mais preciosa a esse respeito é a seguinte: na maioria dos casos, o formato do arquivo também define o nome do codec. Ou seja, para rodar um arquivo FLAC, é necessário baixar o plugin com esse nome. Há também casos em que a extensão é uma abreviação do nome do codec — por exemplo, MKV significa “Matroska Video”.

Pré-requisitos

  • CodecInstaller;

  • K-Lite Mega Codec Pack.

Faça você mesmo

Caso você não queira usar o Google para procurar qual codec precisa baixar para rodar um formato específico, o programa CodecInstaller é capaz de identificar qual plugin um arquivo indicado requer para funcionar. Na hora da instalação, apenas tome cuidado para não colocar uma Barra de patrocinador em seu navegador.

Com o programa aberto, selecione “Configure”.

Altere o idioma da interface para o português e clique em “Save”.

A opção “Codecs instalados” mostra quais plugins estão disponíveis no momento.

Se você tentou abrir um arquivo e ele não foi executado adequadamente, use “Analisar Arquivo” para escolher um item do computador a ser analisado – basta adicioná-lo para descobrir no centro da janela o codec que você precisa baixar.

Em vez de procurar no Google pela extensão encontrada e correr o risco de baixar algo indesejado por engano, a ação mais segura é instalar o K-Lite Mega Codec Pack, pois ele apresenta praticamente todos os plugins necessários para rodar qualquer arquivo de áudio e de vídeo. Durante a instalação, selecione “Advanced mode” para escolher quais itens adicionar.

Nessa etapa, deixe selecionado somente o codec que você quiser instalar. Entretanto, se você não quiser mais se preocupar com a instalação de plugins novamente, a melhor opção é escolher o item “Profile 7: Lots of stuff”. Dessa forma, além de conseguir todos os codecs possíveis para os principais arquivos, você também instala o Media Player Classic para rodar suas mídias preferidas.

Com os passos acima, você consegue instalar um codec específico que estiver faltando no seu computador. Ou, melhor ainda, instala todos os plugins disponíveis e não se preocupa mais com isso.

Cupons de desconto TecMundo: