YouTube: como editar vídeos

2 min de leitura
Imagem de: YouTube: como editar vídeos

(Fonte da imagem: iStock)

Muitas pessoas ficam “batendo a cabeça” na hora de fazer um vídeo, simplesmente porque não sabem que programa usar para editar suas gravações. Mas o fato é que o YouTube conta com uma ferramenta de edição em seu serviço – as pessoas apenas não sabem que ela existe.

Se quiser aprender a utilizar este programa, continue lendo este passo a passo do Tecmundo.

Como acessar

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para começar, abra o menu principal do seu YouTube clicando no ícone de sua conta. Aqui, escolha a opção “Gerenciador de vídeos” e, na página que é exibida, procure por um vídeo que você deseje editar.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, clique na pequena seta logo ao lado do botão “Editar” para que mais um menu seja aberto. Escolha a opção melhorias e aguarde alguns instantes até que o YouTube termine de carregar o vídeo no editor.

Dentro do editor

Conseguindo chegar ao editor, você vai ter acesso a várias ferramentas diferentes, divididas em três abas principais.

Correções rápidas

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Nessa área, é possível fazer as edições mais importantes do vídeo. Além de permitir que você altere características de luz, contraste, saturação e temperatura da cor apenas com o arrastar de algumas barras de rolagem, essa aba traz ferramentas para girar a gravação em 90° e estabilizar movimentos causados por filmagens instáveis. E, é claro, o mais importante de todos: cortar o vídeo como você desejar.

Efeitos

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se você achou que sua gravação ficou normal demais, a aba “Efeitos” pode ser bem útil. Nela, é possível adicionar um entre 18 efeitos visuais, que incluem o famoso estilo monocromático, o sépia e o pixelado. Infelizmente, só é possível inserir um efeito por vídeo.

Áudio

Contando com uma biblioteca de mais de 150 mil músicas, a aba “Áudio” permite que você troque o áudio original de seu vídeo por outro de sua escolha, simplesmente clicando na faixa desejada da lista.

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para que uma pessoa encontre a música desejada com maior facilidade, o editor separa suas trilhas sonoras em diversas categorias. Entretanto, há também uma ferramenta de busca embutida no sistema, logo abaixo do campo de visualização do vídeo, para quem quer encontrar uma canção específica.

Vale avisar que, ao utilizar uma música desse modo, seu vídeo é desqualificado para receber uma participação em seus lucros.

.....

Depois de fazer as edições desejadas, você ainda pode escolher entre salvar seu arquivo modificado sobre o original, pressionando o botão “Salvar”, ou publicá-lo no site como um vídeo completamente novo, clicando em “Salvar como”.

Fonte: YouTube

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.