Firefox: 5 dicas para turbinar o navegador com o botão do meio do mouse

3 min de leitura
Imagem de: Firefox: 5 dicas para turbinar o navegador com o botão do meio do mouse

Não é segredo para quase ninguém que o botão do meio do mouse pode oferecer alguns atalhos eficientes quando se está mexendo na internet. Entre as ações mais utilizadas está o ato de clicar com o botão em cima de um link e, assim, abrir o conteúdo automaticamente em outra aba.

O botão do meio do mouse também é muito utilizado para fechar qualquer aba facilmente — para isso, basta pressioná-lo sobre ela. Mas as possibilidades deste recurso não param por ai. Existem diversas outras funções relacionadas a este botão que podem deixá-lo mais prático e utilizável.

Entre os recursos existentes, listamos cinco comandos que, por mais simples que possam parecer, podem lhe ajudar a navegar e alcançar seus objetivos mais rapidamente na janela do seu Firefox. Confira:

Pré-requisito

Firefox

Dicas

Para realizar as três primeiras instruções, é preciso acessar o campo “about:config” para modificar as preferências ocultas do mouse.


O acesso a essa área é simples: abra uma nova janela do seu Firefox e, no campo de endereço, digite “about:config”, apertando “Enter” em seguida. Automaticamente, um aviso aparecerá no meio da janela. Neste campo, basta clicar em “Serei cuidadoso, prometo!”.

1 – Função de “Control V”


Na janela “about:config”, coloque o termo “middlemouse.paste” no campo de pesquisa — fazendo com que o termo apareça sozinho no campo da janela. Neste momento, dê um duplo clique no tópico “false” para que ele se torne automaticamente “true”.

Agora, seu botão do meio do mouse também terá a função de colar os dados que você copiou para o clipboard. Em outras palavras: trata-se de um jeito prático de substituir o famoso atalho “Control V”.

2 – Aperfeiçoando a barra de rolagem


Ainda no campo de pesquisa do “about:config”, digite o termo “middlemouse.scrollbarPosition”, mude-o para “true” e reinicie o Firefox.

Agora, faça o teste: em uma página, clique com o botão do meio do mouse em um ponto qualquer do espaço da barra de rolagem. Ela irá centralizar automaticamente este ponto e o conteúdo que está relacionado a essa “altura” da página (normalmente, o botão esquerdo do mouse não realiza tal ação com tanta rapidez e eficiência).

3 – Modificando a velocidade do scroll


Para deixar seu scroll com uma velocidade customizada, coloque “mousewheel.withnokey” no campo “Localizar”. Uma lista com três tópicos aparecerá na janela. Primeiramente, vá ao termo “mousewheel.withnokey.sysnumlines” e dê um duplo clique em “true” para que ele se torne “false”.


Em um segundo momento, vá ao tópico “mousewheel.withnokey.numlines” e dê um duplo clique. Uma janela surgirá na tela, com o valor padrão “6”. É nesta área que você deve definir com qual velocidade seu scroll deve ficar — coloque um número maior que 6 para aumentar a rapidez e menor que 6 para diminuir.

4 – Zoom

Para realizar esta função, não será mais necessário acessar a janela “about:config” do Firefox. No caso, você só deverá combinar o botão “Control” do teclado com a função de rolagem do botão do meio do mouse.

Ao realizar esta ação, é possível aumentar ou diminuir a visualização do conteúdo da página, modificando também o tamanho das fontes que aparecem na tela. Uma dica simples que pode ser muito útil para visualizar melhor algumas informações.

5 – Movendo-se pelo histórico da aba

Normalmente, você acessa diversos sites em uma só janela, criando um “histórico” dos endereços para cada aba do Firefox. Assim, quando você quer voltar a uma página acessada anteriormente, você poderá fazê-lo por dois atalhos: clicando na seta “Página anterior”, localizada ao lado do campo do endereço do browser, ou utilizando o botão do meio do mouse.

Nesta última opção, você só precisa segurar o botão “Shift” e rolar o scroll para frente ou para trás de acordo com o site que você pretende acessar novamente. Um atalho simples, mas bastante prático.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.