Firefox: como impedir que um site apareça no histórico de navegação

1 min de leitura
Imagem de: Firefox: como impedir que um site apareça no histórico de navegação

(Fonte da imagem: iStock)

Alguns sites só devem ficar na memória daqueles que o visitaram – ou seja, longe de aparecer no histórico do navegador. Por sorte, o Firefox conta com um complemento que pode ser de grande ajuda para essas horas; confira o tutorial feito pelo Tecmundo para aprender a usá-lo.

Pré-requisitos

Como fazer

O HistoryBlock é um programa capaz de impedir que qualquer página da internet apareça no histórico de seu Firefox, sem que você precise desativar o próprio recurso do navegador. Para utilizar o aplicativo, você tem dois caminhos principais.

Escolhendo os bloqueios

Se você quer bloquear uma página sem ter que acessá-la, é necessário, primeiro, acessar o HistoryBlock. Para isso, acesse a opção “Complementos” do Firefox, no menu principal do browser.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na nova aba, escolha a opção “Extensões” e, na lista que é mostrada, encontre o HistoryBlock. Clique no botão “Opções” do complemento para que uma pequena janela seja aberta. Nela, insira o endereço da página que você deseja esconder, lembrando-se de deixar o item “Blacklist” marcado.

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Caso você queira desbloquear uma página, basta seguir os mesmos passos descritos acima, com a diferença de deixar a opção “Unblacklist” marcada.

Bloqueio rápido

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, vamos supor que, ao navegar pela internet, você tenha encontrado um site que não deve aparecer em seu histórico . Não é preciso fazer todo o processo descrito acima para bloqueá-lo; basta clicar com o botão direito na página e, no menu de contexto, pressionar o botão “Block This!”. Mas o processo de destrave continua o mesmo.

.....

Seguindo este tutorial corretamente, você vai poder navegar pela internet sem medo de ter seus passos seguidos. E, uma vez que o HistoryBlock não mantém registros das páginas bloqueadas, não há como alguém descobrir quais foram os sites que você travou.

Apenas lembre-se de que, ao bloquear um site, todos os registros dele no histórico são apagados para sempre. Por isso, se houver algum link que não pode ser perdido de maneira alguma, é bom guardá-lo em um arquivo de texto ou de outra forma parecida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.