Internet Explorer: como habilitar e usar o acelerador web

2 min de leitura
Imagem de: Internet Explorer: como habilitar e usar o acelerador web

Ter acesso à informação de forma rápida é prática é o desejo de qualquer internauta. Quanto menos cliques você tiver quer utilizar para ler uma notícia ou fazer uma pesquisa, melhor. Por isso, os navegadores investem tanto em velocidade e complementos que facilitem o uso dos serviços disponíveis na internet.

O Internet Explorer, por exemplo, possui os chamados aceleradores. Com eles, você pode utilizar tradutores, serviços de mapas e sites de pesquisa com um simples clique do botão direito do mouse. Ficou curioso para saber como ativar e usar o acelerador web do IE? Então confira o passo a passo abaixo e veja como é fácil agilizar algumas tarefas corriqueiras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Você vai precisar de...

Para executar as etapas descritas a seguir é preciso ter o Internet Explorer 8 ou superior instalado em seu computador. As edições anteriores do navegador da Microsoft não contam com esse recurso.

Mãos à obra

Os aceleradores são um recurso nativo das versões mais novas do Internet Explorer, mas nem sempre estão habilitados para que você possa utilizá-lo. Ativar essa ferramenta é bem rápido e fácil.

1) Acesse o menu de ferramentas do Internet Explorer e escolha a opção “Gerenciar Complementos”.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

2) Na tela que aparecer, selecione o item “Aceleradores”, presente na coluna mais à esquerda.

3) Na parte à direita da janela, você consegue visualizar todos os aceleradores instalados no navegador. Uma rápida analisada na coluna “Status” permite saber quais funcionalidades estão habilitadas e quais estão desativadas.

4) Para ativar um item, basta clicar sobre ele e depois no botão “Habilitar”, mostrado na parte mais inferior da janela.

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

5) Pronto! Agora é só selecionar a opção “Fechar” e aproveitar as facilidades que cada acelerador oferece.

Como usar o recurso

A utilização dos aceleradores é bem simples. Todas as ferramentas podem ser acessadas com um clique do botão direito do mouse em cima de uma palavra ou frase selecionada. No menu de contexto que surgir, basta posicionar o cursor em cima do item “Todos os Aceleradores” e escolher qual das opções deseja utilizar.

Baixaki / Tecmundo (Fonte da imagem: )

O resultado das pesquisas normalmente é exibido em uma janela flutuante, bem ao lado do menu de contexto. Caso isso não aconteça, basta clicar sobre a ferramenta selecionada e aguardar até que a busca seja mostrada em uma guia do navegador.

Onde obter os aceleradores?

Na página de complementos do Internet Explorer é possível visualizar uma série de aceleradores para adicionar ao navegador. A instalação é bem fácil: basta clicar sobre o item desejado e pressionar o botão “Adicionar ao Internet Explorer”. O processo precisa ser realizado por meio do próprio browser da  Microsoft para que tenha efeito.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.