Windows 8: como usar o recurso de manutenção automática do sistema

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como usar o recurso de manutenção automática do sistema

(Fonte da imagem: iStock)

O grande problema que encontramos ao utilizar as ferramentas de manutenção do computador, como desfragmentadores e antivírus, é que, por normalmente serem aplicativos pesados, não queremos ativá-los em um momento em que estamos usando o PC.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Por sorte, o Windows 8 trouxe uma função que vai acabar com esse problema: o sistema de manutenção automática. Mas como esse programa funciona? Acompanhe este tutorial do Tecmundo para ter a resposta.

O que é?

O sistema de manutenção automática é, como o nome indica, um programa que corrige certos problemas do Windows sem que você precise se preocupar. Sua grande vantagem é que você pode programá-lo para fazer checagens diárias sem o medo de que ele atrapalhe o uso do computador.

Isso acontece porque o software é capaz de identificar quando seu PC está sendo usado, pausando sua tarefa até que você pare de utilizá-lo. Em resumo, é provável que você nunca perceba que ele está sendo executado.

Além disso, se configurado corretamente, não é preciso nem mesmo deixar seu computador ligado no momento em que a manutenção foi marcada: ele inicia o sistema do PC sozinho, caso esteja conectado a uma fonte de energia.

Como fazer

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para configurar essa ferramenta, abra a Central de ações do Windows, que pode ser acessada tanto pelo caminho Settings > Control Panel > Action > System and Security quanto pelo ícone da Bandeja de sistema.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

 

Agora, siga até a área “Maintenance” e encontre a opção “Run Maintenance”. Aqui, é possível iniciar a manutenção do sistema, clicando no “Start Maintenance”, ou ativar as checagens programadas selecionando o item “Change Maintenance Settings”.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se você escolheu a segunda opção, uma nova janela será exibida. Nela, ajuste o horário desejado para que o sistema inicie a manutenção. É nessa área também que é possível ativar a função de ligar o computador automaticamente, mencionada acima — basta marcar o único item disponível.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por fim, para saber se o computador está executando alguma checagem, fique atento ao ícone da bandeira da Bandeja do sistema. Caso ela esteja com um pequeno relógio sobreposto em sua imagem, o programa está em funcionamento. Mas sempre que você voltar a mexer na sua máquina, ele vai desaparecer em um instante.

Fonte: Baboo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.