(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma das características que mais faz falta desde a chegada do Windows 7 é a possibilidade de adicionar qualquer tipo de atalho em sua Barra de ferramentas – sim, ela ainda existe, mas não com o mesmo brilho que havia no XP.

Se você sente falta das facilidades trazidas por essa função, siga este tutorial do Tecmundo, que vai ensinar como tirar proveito do Coolbarz, um programa que cria docks personalizados que podem até mesmo substituir a Barra de ferramentas de seu Windows 8.

Pré-requisitos

Conhecendo o dock

Depois de instalar o software em seu computador, seus novos docks já passam a funcionar imediatamente. Para adicionar um item à eles, não há segredo: arraste-os e solte-os na barra. Você provavelmente vai querer configurar o aplicativo para que ele fique com sua “cara”. Para isso, clique no ícone do Coolbarz, encontrado na bandeja do sistema.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Na janela de configurações do aplicativo, é possível controlar todas as suas funções. Na primeira aba, a “Coolbars”, você pode ativar até quatro docks diferentes, que aparecem nos cantos da tela. Basta escolher quantas barras e em que posições você deseja visualizá-las.

Aqui também é o local em que você controla outras características estéticas das barras, como suas cores e a largura de cada uma delas. Aproveite para “brincar” com essas características até encontrar aquelas que mais se ajustam ao seu gosto.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Já a aba “Options” está encarregada de características funcionais do aplicativo, como ativar o modo que inicia o Coolbarz junto do Windows ou exibir o ícone do programa na bandeja do sistema.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A última das abas, a “Fading”, controla a velocidade com que os docks aparecem e desaparecem da tela quando seu mouse se aproxima deles. Uma vez que não há necessidade de deixá-las funcionando, é possível desativar isso desmarcando a opção “Fade coolbars in and out”.

.....

Com essas dicas, você já deve conhecer o suficiente do programa para conseguir criar docks personalizados com facilidade.

Fonte: The Windows Club

Cupons de desconto TecMundo: