Windows 8: como acessar o antigo Painel de Controle na tela inicial

1 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como acessar o antigo Painel de Controle na tela inicial

Facilitando o uso do Painel de Controle pela Metro

O Windows 8 trouxe uma série de inovações ao sistema operacional da Microsoft. Certamente as mais visíveis foram no âmbito visual, como a nova tela inicial do SO, adotando a Interface Metro. Porém, muitos sentem falta de alguns atalhos da antiga versão, especialmente aqueles englobados pelo Menu Iniciar antigo.

Um desses atalhos é para acessar o Painel de Controle. Se você também gostaria de poder adicionar um ícone para ele na tela inicial do Windows 8, descubra como fazê-lo no tutorial abaixo.

Agilizando o acesso ao Painel de Controle

Primeiro, vamos criar um ícone na Área de trabalho do Windows 8. Para isso, clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre no desktop, selecione “New” e escolha a alternativa “Shortcut”.

Criando um novo atalho

O segundo passo é definir qual é o item que será adicionado ao atalho. Para isso digite “%windir%\explorer.exe shell:::{26EE0668-A00A-44D7-9371-BEB064C98683}” (sem as aspas) no campo disponível na tela (esse é o caminho do sistema para o Painel de Controle). Clique em “Next” para continuar.

Adicionando o alvo do atalho

Agora, é solicitado que você defina um nome para o seu atalho. No caso, deixamos como “Painel de Controle”. Clique em “Finish” para concluir a criação do item.

Definindo o nome do atalho

Veja que o ícone já aparece na Área de trabalho.

Ícone na Área de trabalho

Se você quiser modificar o ícone, clique com o botão direito do mouse nele e selecione “Propriedades”. Na nova janela aberta, clique em “Change Icon”.

Modificando o ícone

Então, basta escolher um dos desenhos listados ou localizar outro no computador digitando a sua localização no campo presente na tela (se você quiser o “ícone-padrão”, ele se encontra em: %SystemRoot%\system32\SHELL32.dll). Não se esqueça de salvar as alterações.

Escolhendo o ícone

Agora, vamos enviar o atalho para a tela inicial do Windows. Para isso, clique nele com o botão direito do mouse e escolha “Pin to Start”.

Enviando para a tela inicial

Veja que o seu novo atalho já é exibido na tela inicial do Windows 8.

Ícone na tela inicial

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.