Google: como mostrar a sua foto quando alguém faz uma busca

2 min de leitura
Imagem de: Google: como mostrar a sua foto quando alguém faz uma busca

Você sabia que é possível exibir o seu nome e também a sua foto ao lado de resultados de pesquisas feitas com o Google os quais você escreveu? E o melhor é que a imagem funciona como um link para o seu perfil no Google Plus.

Pois se trata do Autoria Google, uma novidade da gigante de Mountain View que pode ser muito útil para diferentes profissionais, pois permite a divulgação mais eficiente de seu trabalho e também possibilita a proteção de qualquer problema envolvendo a autoria de uma publicação. Isso sem contar que uma foto ao lado de um resultado é um chamariz para cliques, não é mesmo?

(Fonte da imagem: Google)

Antes de começar, ressaltamos que, mesmo que você siga todos os passos necessários, o Google não garante a exibição das informações de autor nos resultados de pesquisas feitas na web ou pelo Google Notícias.

Esclarecido isso, vamos começar. Primeiro, é necessário ter um perfil no Google Plus. É importante ter uma foto que mostre bem o seu rosto e que você preencha as informações pedidas (onde você trabalha, onde estudou e onde mora). Há duas maneiras de exibir as suas informações ao lado de um conteúdo de sua autoria encontrado pelo Google. E você confere ambas em mais um tutorial do Tecmundo que começa agora.

Utilize um endereço de email confirmado

Se você tem um endereço de email no mesmo domínio no qual o seu conteúdo é publicado, é mais fácil recorrer ao Autoria Google. Neste caso, faça login no Google Plus, acesse este link e envie o email em questão — isso só precisa ser feito uma vez.

Ampliar

O endereço será exibido no seu perfil do Google Plus, na seção “Colaborador de”. Caso você não queira divulgá-lo, clique aqui para editar o seu perfil na rede social. Você também pode definir quais dados de autor o Google pode extrair da sua página clicando neste link para usar a ferramenta Rich Snippets Testing Tool.

Lembre-se de que cada artigo ou postagem publicada no domínio deve apresentar uma identificação, uma confirmação de que você é o autor — por exemplo: um subtítulo como “por Fulano da Silva” ou “autor: Fulano da Silva”.

Ou vincule o conteúdo ao seu perfil do Google Plus

Além de ter um perfil no Google Plus, você precisa linká-lo em uma página cujo conteúdo é de sua autoria. Utilize o seguinte comando, sabendo que “[profile_url]” deve ser substituído pelo endereço do seu perfil e que o parâmetro “?rel=author” não pode faltar:

Google

Você também deve adicionar um link do seu perfil aos sites que acabaram de ser atualizados. Para isso, clique neste link para editar a seção “Colaborador de” do Google Plus. Na caixa de diálogo que será aberta, clique em “Adicionar link personalizado” e adicione a URL da página em questão. Antes de salvar, é possível especificar quem pode visualizar o link.

…..

Este foi mais um tutorial do Tecmundo. Ressaltamos novamente que a Google não garante a exibição do seu perfil ao lado dos resultados das pesquisas. Esperamos ter ajudado e até a próxima leitura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.