(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Apesar de hoje em dia os players mais recentes tocarem praticamente todos os formatos possíveis de vídeo, ainda existem aqueles que exibem algumas limitações.

Seja para exibir vídeos em aparelhos de DVD mais antigos, consoles de video game ou celulares, alguns formatos ainda complicam a vida das pessoas. Um dos conversores de arquivos mais completos é o Format Factory, que consegue resolver esse tipo de problema com relativa facilidade.

Hoje, mostraremos como realizar a conversão de vídeo para outro formato.

Você vai precisar do:

— Format Factory

1) Instale o Format Factory

Esse passo é muito simples, mas também muito importante. Durante a instalação do programa, será solicitada a instalação de plugins para ter um desempenho melhor. Aceite essa instalação.

2) Escolha o seu formato

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

O Format Factory, atualmente, oferece a conversão para até 12 formatos (MP4, AVI, 3GP, RMVB, GIF, WMV, MKV, MPG, VOB, MOV, FLV e SWF) e uma lista de compatibilidade para dispositivos móveis. Para este tutorial, converteremos um vídeo em MP4 (em HD) para AVI. É só escolher o formato na barra que aparece no lado esquerdo da tela.

3) Configure a conversão

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O Format Factory permite a personalização das opções de conversão. Por padrão, ele tenta deixar o vídeo o mais próximo possível do original. Caso você queira mudar as dimensões de imagem, opções de áudio, qualidade e até mesmo incluir legendas, o programa lhe dá as ferramentas. Neste exemplo, usaremos a configuração-padrão do programa.

Escolha a pasta de destino para o vídeo convertido e escolha “ok”.

4) Convertendo com um clique

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

É hora de colocar o Format Factory para funcionar. Agora que o vídeo já está na área de conversão, clique em “Iniciar”. O tempo de conversão vai depender do formato, tamanho e qualidade do vídeo.

No teste realizado, o vídeo em MP4 foi feito em HD e tinha 270 MB. Na conversão para AVI, feita em seis minutos e meio, as dimensões continuaram as mesmas e o arquivo ficou com 76 MB.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução / Baixaki Tecmundo)

A maneira de conversão para os outros formatos é a mesma apresentada, portanto, é só escolher qual o tipo de arquivo que você deseja e colocar em prática.

Cupons de desconto TecMundo: