Format Factory: como converter um vídeo para qualquer formato

1 min de leitura
Imagem de: Format Factory: como converter um vídeo para qualquer formato

(Fonte da imagem: Baixaki / Tecmundo)

Apesar de hoje em dia os players mais recentes tocarem praticamente todos os formatos possíveis de vídeo, ainda existem aqueles que exibem algumas limitações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Seja para exibir vídeos em aparelhos de DVD mais antigos, consoles de video game ou celulares, alguns formatos ainda complicam a vida das pessoas. Um dos conversores de arquivos mais completos é o Format Factory, que consegue resolver esse tipo de problema com relativa facilidade.

Hoje, mostraremos como realizar a conversão de vídeo para outro formato.

Você vai precisar do:

— Format Factory

1) Instale o Format Factory

Esse passo é muito simples, mas também muito importante. Durante a instalação do programa, será solicitada a instalação de plugins para ter um desempenho melhor. Aceite essa instalação.

2) Escolha o seu formato

(Fonte da imagem: Reprodução / Tecmundo)

O Format Factory, atualmente, oferece a conversão para até 12 formatos (MP4, AVI, 3GP, RMVB, GIF, WMV, MKV, MPG, VOB, MOV, FLV e SWF) e uma lista de compatibilidade para dispositivos móveis. Para este tutorial, converteremos um vídeo em MP4 (em HD) para AVI. É só escolher o formato na barra que aparece no lado esquerdo da tela.

3) Configure a conversão

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O Format Factory permite a personalização das opções de conversão. Por padrão, ele tenta deixar o vídeo o mais próximo possível do original. Caso você queira mudar as dimensões de imagem, opções de áudio, qualidade e até mesmo incluir legendas, o programa lhe dá as ferramentas. Neste exemplo, usaremos a configuração-padrão do programa.

Escolha a pasta de destino para o vídeo convertido e escolha “ok”.

4) Convertendo com um clique

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

É hora de colocar o Format Factory para funcionar. Agora que o vídeo já está na área de conversão, clique em “Iniciar”. O tempo de conversão vai depender do formato, tamanho e qualidade do vídeo.

No teste realizado, o vídeo em MP4 foi feito em HD e tinha 270 MB. Na conversão para AVI, feita em seis minutos e meio, as dimensões continuaram as mesmas e o arquivo ficou com 76 MB.

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução / Baixaki Tecmundo)

A maneira de conversão para os outros formatos é a mesma apresentada, portanto, é só escolher qual o tipo de arquivo que você deseja e colocar em prática.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.