Google Maps: como criar o seu próprio mapa

2 min de leitura
Imagem de: Google Maps: como criar o seu próprio mapa

Ao querer fazer uma festa, você pensou em todos os detalhes: reservou um lugar para realizar o evento, comprou comes e bebes, arranjou várias cadeiras, fez uma playlist de músicas e instalou video games para a galera se divertir. Com tudo organizado, você mandou convites para os convidados indicando o endereço completo da festa. Por alguma razão, no entanto, as pessoas demoraram a chegar.

Os atrasados se justificaram dizendo que o local era difícil de encontrar e que eles ficaram perdidos. Para evitar uma situação assim (na qual você precisa ligar para todo mundo e dar indicações sobre qual é o melhor caminho a seguir), a melhor maneira é criar um mapa detalhado e compartilhar com os convidados alguns dias antes da festa. Neste tutorial, você aprende a usar uma função do Google Maps voltada justamente para criar mapas assim.

Pré-requisitos

  • Google Maps aberto;
  • Conta no Google (é a mesma usada no Gmail).

Faça você mesmo

Para ter acesso à função que usaremos aqui, você precisa estar com sua conta do Google conectada. Com o Google Maps aberto, selecione Meus lugares > Criar Mapa, à esquerda da tela.

Antes disso, no entanto, use o sistema de pesquisa do serviço para centralizar o mapa onde você deseja iniciá-lo. Clique no ícone de inserção de marcadores e arraste um até o ponto de partida. Ao soltá-lo, um balão aparece, no qual é possível nomear o marcador, escrever uma descrição a respeito desse ponto e alterar o ícone com o qual ele é exibido (clique sobre o desenho ao lado de “Título”).

Ao fazer isso, você tem uma vasta gama de opções para selecionar.

Ao lado do botão de inserção de marcadores, você encontra a ferramenta para desenhar linhas. Clique sobre ela e comece a fazer o trajeto desejado.

É possível fazer várias linhas separadas, de forma que cada uma contenha um título e uma descrição própria.

Com os ícones alterados, seu mapa personalizado pode ficar parecido com este:

À esquerda da janela, há como nomear o mapa, escrever sua descrição e escolher se ele poderá ser encontrado via pesquisas no Google ou se sua visualização é restrita para quem tiver o link para acessá-lo. Clique em “Pronto” para finalizar.

Agora, sempre que você acessar a opção Meus lugares do Google Maps, uma lista com todos os mapas criados é exibida. Ao clicar sobre um deles, você pode selecionar o ícone com o desenho de uma corrente para conseguir um link de compartilhamento para o mapa escolhido – a opção “Enviar” permite que você mande um email com esse endereço no corpo da mensagem.

Caso você selecione “Colaborar”, é possível inserir o email de pessoas para autorizá-las a editar o mapa atual. Na área “Gerenciar colaboradores”, há como escolher se eles poderão alterar o trajeto, marcadores e descrições ou chamar mais gente para colaborar. Pronto, com isso você já pode organizar eventos sem medo de haver confusões em relação ao trajeto mais apropriado para chegar ao local combinado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.