Windows: como criar um atalho para mudar o papel de parede quando quiser

2 min de leitura
Imagem de: Windows: como criar um atalho para mudar o papel de parede quando quiser

(Fonte da imagem: Unkool)

A Microsoft apresentou um novo recurso juntamente com o Windows 7 que permite criar coleções de papéis de parede. A nova opção nativa do Windows, que também está presente no Windows 8, transforma sua área de trabalho em uma apresentação de slides, com seus wallpapers favoritos. A troca pode ser feita em intervalos de 10 segundos até o tempo de 1 dia.

Centenas de pacotes de temas (que são, essencialmente, conjuntos de papéis de parede) estão disponíveis para download no Baixaki. Para fazer a mudança, é preciso clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho e depois clicar em “Personalizar”. Depois, basta escolher o tema desejado.

Para alternar entre os papéis de parede é preciso clicar com o botão direito na área de trabalho e depois em “Próximo plano de fundo da área de trabalho” ou esperar o tempo de intervalo fazer a troca sozinho. Mas não seria bom se houvesse um atalho para alternar rapidamente para o próximo wallpaper, sem precisar abrir o menu de contexto?

Atalhos rápidos

Já existe um atalho para o Windows que permite fazer isso, embora ele não seja muito automatizado. Ao clicar nas teclas Shift + F10 você abre o menu contexto, e clicando na letra P você vai direto para a opção de mudar o papel de parede. Com mais um "enter" você muda o plano de fundo.

Mas existe uma opção melhor que permite alternar o fundo com apenas uma combinação de teclas. Siga os passos abaixo para fazer a mudança no seu computador e alterne os papéis de parede com mais agilidade. Mas atenção: as dicas só funcionam nas versões 7 e 8 do Windows, mediante a criação de um tema.

Passo a passo

1.  Abra o bloco de notas e cole o código abaixo:

set WshShell = WScript.CreateObject ("WScript.Shell") 
        WshShell.SendKeys ("^") 
        WshShell.SendKeys ("+ {F10}") 
        WshShell.SendKeys ("p")

2. Salve o arquivo com qualquer nome, mas inclua no final a extensão vbs. Por exemplo: “nomedoarquivo.vbs”. Pronto, basta dar dois cliques em cima do arquivo criado para mudar o papel de parede. Se você quiser criar um atalho de teclado para essa opção, siga os dois últimos passos.

3. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que acabamos de criar e seleciona a opção “Criar atalho”.

4. Agora clique com o botão direito no atalho criado e selecione a opção “Propriedades”. Clique na aba “atalho” e em seguida selecione suas teclas de atalho para a função, clicando na opção “Tecla de atalho”. Clique em "Aplicar" e em "OK" para finalizar.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.