Em mais um tutorial do Baixaki para o Socialcam — o aplicativo que compartilha vídeos gravados com um smartphone no Facebook, Twitter, YouTube, por email e também por SMS —, você vai ver mais detalhadamente como aplicar filtros e efeitos nos seus vídeos.

O Socialcam tem diferentes temas visuais, além de faixas musicais variadas para deixar o seu vídeo com requintes especiais. Neste tutorial, você vai conhecer os efeitos e conferir como é simples aproveitá-los.

Se você não sabe o que é o Socialcam, recomendamos a leitura do texto “Entenda o que é o Socialcam”. Se você quer aprender mais sobre o funcionamento básico do aplicativo, pode ler também o tutorial “Socialcam: como utilizar o aplicativo para compartilhar seus vídeos”.

Use filtros durante a gravação

Enquanto você grava um vídeo com a câmera do seu smartphone, já é possível aplicar um filtro. Basta passar o dedo lateralmente pela tela para qual lado. Há nove opções disponíveis: “Kodak”, “Action”, “Grunge”, “Noire”, “Vice”, “Bleach”, “Electronica”, “Rouge” e “1970’s”.

Depois de gravado, use um tema especial

Depois que você gravou um vídeo ou escolheu um a partir da sua biblioteca, você poderá editá-lo, adicionando um tema visual. Os temas nada mais são do que pequenos efeitos no começo da filmagem que servem tanto para contextualizar uma filmagem quanto para satirizar seu conteúdo.

Há sete temas disponíveis. “News” e “Reporter” usam o seu nome e o título do vídeo nos padrões de uma reportagem jornalística; “Classic” utiliza fontes de estilo mais conservador, enquanto “Casual” é mais despojado; “Travel” foca na localização da filmagem; “MTV” utiliza o famoso padrão da emissora de clipes; por último, “Ticker” aplica créditos bem discretos.

Uma vez que se está na tela de edição do vídeo, basta tocar sobre o efeito desejado em “Theme”. É possível pré-visualizar a imagem com o efeito aplicado, assim, nada é feito “no escuro”, e você sempre tem a chance de aprovar qualquer alteração.

A trilha que dá o toque especial

Para deixar o vídeo ainda mais especial, você pode adicionar uma trilha sonora com o Socialcam. Há diferentes temas, desde o romântico até o mais agitado, passando por aquele que combina com imagens de reflexão e introspecção.

Colocar uma trilha sonora no seu vídeo é tão simples quanto colocar um efeito. Isso é feito na mesma janela de edição, em “Music”. Você pode explorar as opções, tocando em qualquer uma delas para selecioná-la — e ela já estará inserida no vídeo.

Finalizando e compartilhando

Uma vez que tema e trilha sonora estão definidos, toque em “Salvar”. Em seguida, é hora de marcar as pessoas que aparecem, enviar o material para quem você quer que o veja e publicá-lo no Facebook, Twitter, YouTube e Dropbox, entre outras possibilidades.

.....

Este foi mais um tutorial do Baixaki. Esperamos ter ajudado você, e até a próxima leitura.

Cupons de desconto TecMundo: