As melhorias nas funções copiar, mover, renomear e deletar do Windows 8

2 min de leitura
Imagem de: As melhorias nas funções copiar, mover, renomear e deletar do Windows 8

Algumas tarefas que realizamos no computador são tão automáticas e simples que muitas vezes não recebem o valor merecido. Mas a Microsoft pensou em algumas dessas atividades e procurou adicionar algumas funcionalidades ao seu novo sistema que tornassem a experiência de copiar, colar e apagar um conteúdo bem mais proveitosa.

Quem utiliza o Windows 8 já deve ter se deparado com algumas dessas melhorias, como o gerenciador de cópias. Se você ficou curioso para ver o que mais a empresa de Bill Gates andou aprontando com o “Ctrl+C”, “Ctrl+V”, não deixe de conferir as novidades citadas abaixo.

O Gerenciador

As versões anteriores do Windows já contam com um gerenciador para cópias, mas cada atividade de transferência é exibida em uma janela diferente. No Windows 8, todas as tarefas para mover um conteúdo de um diretório a outro são exibidas em uma mesma tela, uma logo abaixo da outra.

Além de facilitar o acompanhamento dos processos de cópia, o gerenciador unificado também permite que você pause, cancele ou reinicie uma transferência. Com isso, você pode controlar quais tarefas devem ser finalizadas antes, determinando a prioridade das atividades.

Para quem gosta de informações mais visuais, a Microsoft adicionou um gráfico mais detalhado com os dados da transferência. As informações do novo recurso gráfico são atualizadas em tempo real e exibem a velocidade com a qual os arquivos estão sendo copiados, quantos documentos ainda restam e o tempo restante para que a tarefa seja concluída.

Resolvendo conflitos

Uma das melhorias mais significativas no Windows 8 pode ser vista na hora de resolver um conflito com a nomeação de arquivos na hora de copiar o conteúdo de um lugar para outro. Antes, você tinha que abrir os itens em conflito para ver se continham, de fato, o mesmo conteúdo. No Windows 8, resolver esse tipo de problema é mais fácil.

Na nova interface, para resolver conflitos, você consegue visualizar uma miniatura dos arquivos que apresentam conflito no nome, um ao lado do outro. Assim, fica bem mais fácil comparar e decidir qual dos itens é o mais recente.

Se você precisar de mais informações a respeito dos objetos conflitantes, é só posicionar o cursor do mouse sobre a miniatura mostrada e aguardar alguns instantes para que os dados sejam exibidos na tela.

Menos janelas de confirmação

Depois de algum tempo utilizando o Windows 8, você percebe que muitas janelas de confirmação para as ações de cópia e renomeação de documentos foram removidas. A ideia é fazer com que as tarefas sejam realmente mais simples e dinâmicas. Por isso, as mensagens redundantes foram deixadas de lado.

Além disso, é possível notar também que o processo de cópia em si está bem mais rápido. Arquivos que levavam cerca de cinco minutos para ser copiados agora precisam de pouco mais de um minuto para passar de um diretório a outro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.